Preservando el alma del Cerrado: estado del arte de la interacción entre Educación Ambiental, Literatura Brasileña y la obra de Cora Coralina (2012 - 2022)

estado da arte da interação entre Educação Ambiental, Literatura Brasileira e a obra de Cora Coralina (2012 – 2022)

Autores/as

  • Vinícius Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA)
  • Giovana Tavares Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA)

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15516

Palabras clave:

Educación Ambiental, Cora Coralina, Cerrado, Literatura Brasileña

Resumen

A pesar de ser un bioma rico en biodiversidad y cultura, el Cerrado enfrenta desafíos significativos de conservación. La Educación Ambiental y la Literatura Brasileña, especialmente la obra de Cora Coralina, desempeñan roles cruciales en este contexto. Ante los desafíos de conservación, surge la necesidad de profundizar en la comprensión de cómo la interconexión entre el Cerrado, la Educación Ambiental y la literatura brasileña, con enfoque en la obra de Cora Coralina, puede ofrecer soluciones y perspectivas innovadoras. Este estado del arte busca analizar las producciones académicas entre 2012 y 2022 que abordan esta interconexión, con el objetivo de comprender la evolución de las temáticas, las contribuciones específicas de Coralina y la influencia de la Literatura en la discusión de la Educación Ambiental. La metodología adoptada será una revisión sistemática de la Literatura, seleccionando estudios relevantes de bases de datos especializadas. El análisis de los resultados resaltará patrones y tendencias, contribuyendo a una comprensión más profunda de esta compleja interrelación.

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Biografía del autor/a

Vinícius, Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente – UniEVANGÉLICA (PPG STMA). Possui licenciatura plena em Letras - Português pela Universidade Paulista (UNIP), licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI) e curso superior de Tecnologia em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Possui também especialização em Linguagens, suas tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí, em Produção Textual pelo Centro de Ensino Superior, em Docência no Ensino Superior e em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção).

Giovana Tavares, Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1993). Especialização em Geociências (1996), mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra (2000) e doutorado em Ciências (2010) pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Realizou em 2018 estágio pós-doutoral no Departamento de Geografia da UNESP – Campos Presidente Prudente. Professora da Universidade Evangélica de Goiás atuando no Curso de Graduação em Medicina (área de Saúde Coletiva) e no Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPG STMA). Orientadora de projetos de iniciação científica; projetos de extensão; dissertações de mestrado e teses de doutorado. Atualmente ocupa a vice coordenadora do PPG STMA. Tem experiência na área em Ciências Ambientais, Saúde Coletiva e Educação Ambiental. Coordena o grupo de pesquisa Território, Educação Ambiental e Saúde. Coordena projetos de pesquisa que envolvem as temáticas: a) intoxicação por agrotóxico; e, b) desastres naturais, ambas temáticas envolvendo processo de adoecimento do ser humano, além de pesquisas em educação ambiental e práticas de ensino. Coordena o Núcleo de Educação Ambiental: Agnes W. Chagas - UniEVANGÉLICA, desenvolvendo projetos de extensão em parcerias com órgãos públicos (SEMUSA e COMPDEC) da Prefeitura Municipal de Anápolis e com Organização Não Governamental.

Citas

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Publicado

2024-08-13

Cómo citar

Pereira Vieira, V., & Galvão Tavares, G. (2024). Preservando el alma del Cerrado: estado del arte de la interacción entre Educación Ambiental, Literatura Brasileña y la obra de Cora Coralina (2012 - 2022): estado da arte da interação entre Educação Ambiental, Literatura Brasileira e a obra de Cora Coralina (2012 – 2022). REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(2), 188–208. https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15516