Uma análise do currículo da Engenharia Civil sob o olhar das competências indicadas em Gaia 2.0: contribuições para o mundo comum que visa a formação de uma cultura voltada à sustentabilidade

Autores

  • Patricia Zeni de Sá UTFPR/Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica – PPGFCET – UTFPR https://orcid.org/0000-0001-8871-9308
  • Tamara van Kaick Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Professora Associada da UTFPR – Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica - PPGFCET.  Mestre em Inovação Tecnológica – UTFPR e Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento – UFPR.
  • Noemi Sutil Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR/Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica - PPGFCET e Mestre em Educação – UEPG e Doutora em Educação para a Ciência – UNESP.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15695

Palavras-chave:

Educação Superior, Política de sustentabilidade, Competências.

Resumo

A cultura voltada à sustentabilidade exige formação de competências pelos indivíduos e instituições. A Hipótese de Gaia 2.0 está baseada nos elementos: Autotrofia, Redes e Heterarquia que possuem fortes delineamentos concernentes à sustentabilidade. O objetivo do artigo é verificar como estes elementos podem ser evidenciados na Política de Sustentabilidade da UTFPR e na Matriz curricular do curso de Engenharia Civil. Em relação as evidências relativas a inserção do conceito de sustentabilidade, a matriz curricular apresentou 9% (n=61) e as disciplinas optativas 25% (n=51) apresentaram temas relacionados. A conclusão é que a formação voltada à sustentabilidade na graduação de Engenharia Civil analisada depende mais da opção do discente, do que da formação obrigatória do curso e a Política de Sustentabilidade ainda não está totalmente inferida na matriz curricular.

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Biografia do Autor

Patricia Zeni de Sá, UTFPR/Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica – PPGFCET – UTFPR

Professora de Educação Ambiental na Escola Municipal de Sustentabilidade de Curitiba. Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental – UTFPR e Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica – PPGFCET

Tamara van Kaick, Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Professora Associada da UTFPR – Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica - PPGFCET.  Mestre em Inovação Tecnológica – UTFPR e Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento – UFPR.

Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica - PPGFCET.  Mestre em Inovação Tecnológica – UTFPR e Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento – UFPR. E-mail: tamara@utfpr.edu.br

Noemi Sutil, Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR/Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica - PPGFCET e Mestre em Educação – UEPG e Doutora em Educação para a Ciência – UNESP.

  • Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR/Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica - PPGFCET. Licenciada em Física e Mestre em Educação – UEPG e Doutora em Educação para a Ciência – UNESP. E-mail: noemisutil@utfpr.edu.br

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8521202508638875
  • ID Lattes: 8521202508638875
  • ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2959-5223

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Publicado

2024-08-13

Como Citar

Zeni de Sá, P., van Kaick, T. ., & Sutil, N. . (2024). Uma análise do currículo da Engenharia Civil sob o olhar das competências indicadas em Gaia 2.0: contribuições para o mundo comum que visa a formação de uma cultura voltada à sustentabilidade . REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(2), 276–296. https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15695