Uma análise do currículo da Engenharia Civil sob o olhar das competências indicadas em Gaia 2.0: contribuições para o mundo comum que visa a formação de uma cultura voltada à sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15695Palavras-chave:
Educação Superior, Política de sustentabilidade, Competências.Resumo
A cultura voltada à sustentabilidade exige formação de competências pelos indivíduos e instituições. A Hipótese de Gaia 2.0 está baseada nos elementos: Autotrofia, Redes e Heterarquia que possuem fortes delineamentos concernentes à sustentabilidade. O objetivo do artigo é verificar como estes elementos podem ser evidenciados na Política de Sustentabilidade da UTFPR e na Matriz curricular do curso de Engenharia Civil. Em relação as evidências relativas a inserção do conceito de sustentabilidade, a matriz curricular apresentou 9% (n=61) e as disciplinas optativas 25% (n=51) apresentaram temas relacionados. A conclusão é que a formação voltada à sustentabilidade na graduação de Engenharia Civil analisada depende mais da opção do discente, do que da formação obrigatória do curso e a Política de Sustentabilidade ainda não está totalmente inferida na matriz curricular.
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