v. 36 n. 2 (2019)

					Visualizar v. 36 n. 2 (2019)
Esta edição é um presente para todos os leitores e leitoras. Apresenta além de textos com excelência em fundamentação e pesquisas qualificadas que enriquecem os estudos em Educação Ambiental, uma notícia espetacular para toda equipe da REMEA que é a elevação do qualis de nossa revista para A4. Gratidão!
Publicado: 2019-07-20

Editorial

  • Editorial

    Vilmar Alves Pereira
    1-3
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9244

Artigos

  • PERMACULTURA, O REENCONTRO COM O CUIDADO: o relato da experiência em um processo formativo com professores

    Raquel Mafra Orsi, Ananda Nocchi Rockett
    4-25
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.8863
  • Ensinar a condição humana: uma reflexão sobre educação ambiental, música e autoformação

    Yasmin Leon Gomes, Daniele Saheb
    26-43
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.8869
  • O ACESSO Á ÁREAS DE LAZER E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL INFANTIL NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, RJ – BRASIL.

    Daniel Shimada Brotto, Merve Mumcu
    44-59
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.8873
  • Diálogos entre a Formação Inicial Docente em Biologia e a temática da Justiça, conflitos e Racismo Ambiental.

    Marcelo Aranda Stortti, celso Pereira Sanchez
    60-82
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.8925
  • BH Itinerante: reflexão sobre o processo de formação dos educadores para uma sensibilização ambiental

    Ari Silva Gobira, Áurea Regina Guimarães Tomasi
    83-104
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.8930
  • Caminhar, olhar e perceber: Educação para conhecer e conservar o cerrado

    Kele Conceição Alves Vilaça Amaral, Karla Cunha Pádua
    105-126
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.8934
  • PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O EMPREGO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE

    Fabricio Baron Mussi, Loise Cristina Schwarzbach, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
    126-147
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.8950
  • INFLUÊNCIA DO PERFIL DO COLEGIADO NA PRIORIZAÇÃO DE AÇÕES AMBIENTAIS NOS TERRITÓRIOS DA CIDADANIA DE SERGIPE

    André Luiz Rodrigues de Albuquerque Omena, Daniela Venceslau Bitencourt
    148-167
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.8981
  • O consumo e o consumismo na sociedade contemporânea: diálogos para se pensar a formação de professores

    Lorenna Silva Oliveira Costa, Agustina Rosa Echeverría
    168-189
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9019
  • Cartografia do desejo ambiental na universidade: possibilidades de atravessamentos da educação ambiental na formação acadêmica

    Helen Moura Pessoa, Martha Tristão
    190-206
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9025
  • NATUREZA E REPRESENTAÇÕES QUE R-EXISTEM: CINCO SÉCULOS DE INVASÃO, APROPRIAÇÃO E VIOLÊNCIA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

    Francisca Marli Rodrigues de Andrade
    207-227
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9039
  • Currículo ambiental: o significado da formação ambiental na educação superior

    Alicia del Carmen Hernández Villa, Beatriz Olivia Camarena Gómez, Federico Zayas Pérez
    228-252
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9062
  • Núcleo de Educação Ambiental da UFSC e o Programa de Formação Continuada de Educadoras e Educadores Ambientais para uma Cultura da Sustentabilidade

    Eduardo Erpen Fronza, Isabela Tsutiya Andrade, Rodrigo de Almeida Mohedano
    253-274
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9108
  • Reflexão e tomada de decisão acerca de questões ambientais: contribuições de um estudo baseado na formação cidadã

    Maria Cecília dos Santos Vieira, Lenise Aparecida Martins Garcia
    275-295
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9119
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: a dimensão ambiental no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UFPB – João Pessoa

    Theoffillo da Silva Lopes, Francisco José Pegado Abílio
    296-318
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9130
  • ECOAUDITORIA AMBIENTAL APLICADA A CENTROS ESCOLARES DEL NIVEL MEDIO SUPERIOR DE LA UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE GUERRERO

    Benjamín Castillo Elías, Herlinda Gervacio Jiménez
    319-341
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9139
  • Aproximações da Trilha da Vida à uma abordagem fenomenológica

    Allan Hoffmann, Nadja de Carvalho Lamas, Euler Renato Westphal
    342-358
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9148
  • Hermenêutica Filosófica: a linguagem como fundamentação da ontologia ambiental

    Rodrigo Eder Zambam, Humberto Humberto Calloni, Humberto Humberto Calloni
    359-375
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9186
  • A TECNOCIÊNCIA SUBSTITUI A ÉTICA?

    Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Alvino Moser, Robson Stigar
    376-390
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9187
  • As determinações epistemológicas da Justiça ambiental no Âmbito da complexidade dos valores do Meio Ambiente

    Delmo Mattos da Silva, Dalinajara Oyama Homma de Araújo, Márcio Flávio Lima silva
    391-408
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9196