Cartografia do desejo ambiental na universidade: possibilidades de atravessamentos da educação ambiental na formação acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9025

Palavras-chave:

Desejo ambiental, Colonialidade, Universidade

Resumo

Esse trabalho faz uma cartografia dos fluxos dos desejos ambientais no campus sul da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde é intensa a atividade rural. Ao cartografar os fluxos dos desejos, acompanhando as redes de conversações cotidianas no campus, observa-se um espraiamento desses fluxos em linhas de desterritorialização da máquina desejante-ambiental ao criar novas formas de re-existências em meio aos ditames desenvolvimentistas da agricultura convencional. Destacamos, em nossa análise, o Grupo de Agroecologia Kapi’xawa, que estabelece conexões com as culturas locais, criando possibilidades para o atravessamento da educação ambiental em uma perspectiva descolonizadora em meio ao poder maquínico da colonialidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helen Moura Pessoa, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória-ES

Professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Martha Tristão, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória-ES

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental (Nipeea) da UFES.

Referências

BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasilia, n.11, p. 89-117, maio/ago. 2013.

DELEUZE, Gilles. Nietzsche. Tradução de Alberto Campos. Lisboa: Edições 70, 2007.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. Vol. 1. 2ª Ed. São Paulo: Editora 34, 2011.

_______. O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. 2ª Ed. (1ª Reimpressão). São Paulo: Editora 34, 2014.

MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Organização e tradução Cristina Magro, Victor Paredes. Belo Horizonte: Ed. UFMG (Humanitas), 2001.

STARHAWK, Miriam. Magia, visão e ação. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 69, p. 52-65, abril 2018.

Downloads

Publicado

2019-07-20

Como Citar

Pessoa, H. M., & Tristão, M. (2019). Cartografia do desejo ambiental na universidade: possibilidades de atravessamentos da educação ambiental na formação acadêmica. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(2), 190–206. https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9025

Edição

Seção

Artigos