Cartografia do desejo ambiental na universidade: possibilidades de atravessamentos da educação ambiental na formação acadêmica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9025

Palabras clave:

Desejo ambiental, Colonialidade, Universidade

Resumen

Esse trabalho faz uma cartografia dos fluxos dos desejos ambientais no campus sul da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde é intensa a atividade rural. Ao cartografar os fluxos dos desejos, acompanhando as redes de conversações cotidianas no campus, observa-se um espraiamento desses fluxos em linhas de desterritorialização da máquina desejante-ambiental ao criar novas formas de re-existências em meio aos ditames desenvolvimentistas da agricultura convencional. Destacamos, em nossa análise, o Grupo de Agroecologia Kapi’xawa, que estabelece conexões com as culturas locais, criando possibilidades para o atravessamento da educação ambiental em uma perspectiva descolonizadora em meio ao poder maquínico da colonialidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Helen Moura Pessoa, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória-ES

Professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Martha Tristão, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória-ES

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental (Nipeea) da UFES.

Citas

BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasilia, n.11, p. 89-117, maio/ago. 2013.

DELEUZE, Gilles. Nietzsche. Tradução de Alberto Campos. Lisboa: Edições 70, 2007.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. Vol. 1. 2ª Ed. São Paulo: Editora 34, 2011.

_______. O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. 2ª Ed. (1ª Reimpressão). São Paulo: Editora 34, 2014.

MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Organização e tradução Cristina Magro, Victor Paredes. Belo Horizonte: Ed. UFMG (Humanitas), 2001.

STARHAWK, Miriam. Magia, visão e ação. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 69, p. 52-65, abril 2018.

Publicado

2019-07-20

Cómo citar

Pessoa, H. M., & Tristão, M. (2019). Cartografia do desejo ambiental na universidade: possibilidades de atravessamentos da educação ambiental na formação acadêmica. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(2), 190–206. https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9025

Número

Sección

Artigos