Produções da máquina desejanteambiental na composição de currículos nômades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i2.12428

Palavras-chave:

Educação Ambiental, decolonialidade, Currículo

Resumo

Este texto busca ressaltar uma educação ambiental decolonial como máquina desejante, que pode produzir subjetivações, promover agenciamentos e criar novas perspectivas de vida e de relações. Ao buscar pelas produções dessa máquina nas instituições de ensino, a pesquisa encontra possibilidades nos estudos em conexão com as comunidades-escolas-universidades (como uma rede indissociável). Assim, problematiza as potências que esses estudos podem promover nos currículos e em nossas pesquisas. Nas considerações, ressalta que as produções/pesquisas podem criar reexistências nas novas potências de agir, sentir, imaginar e pensar, sugerindo a invenção de currículos nômades, que se abrem aos agenciamentos ecocomunitários nas possíveis tentativas de recriar a capacidade de pensar e agir juntos.

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Biografia do Autor

Helen Moura Pessoa, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Doutora em Educação do PPGE/UFES.

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Publicado

2021-08-20

Como Citar

Pessoa, H. M. (2021). Produções da máquina desejanteambiental na composição de currículos nômades. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(2), 141–161. https://doi.org/10.14295/remea.v38i2.12428