Educação ambiental e ensino de História

limites e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14708

Palavras-chave:

História Ambiental, Ensino de História, Desastres Ambientais

Resumo

A História Ambiental promove discussões sobre a relação da humanidade com a natureza. Esse artigo propõe-se analisar a presença da História Ambiental na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA) e na Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Além de verificar a existência dessa temática no currículo da disciplina de História nos anos finais do Ensino Fundamental; relacioná-la a uma experiência de Estágio Curricular Supervisionado no curso de Licenciatura em História, a partir do tema da mineração na América Portuguesa e promover uma discussão sobre desastres ambientais. Como aporte teórico foram utilizados Worster (1991); Nodari e Gerhardt (2010); Souza (2015); Espíndola (2017) entre outros. Percebe-se que a História Ambiental é uma possibilidade de aplicação da Educação Ambiental na disciplina de História, visto a obrigatoriedade pela lei da Política Nacional de Educação Ambiental, pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e pelos Temas Contemporâneos Transversais da BNCC.

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Biografia do Autor

Cíntia Régia Rodrigues, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Docente do Departamento de História e Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Letícia Stiehler Machado, Universidade Regional de Blumenau

Licenciada em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (PPGE/FURB).

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Publicado

2023-08-18

Como Citar

Rodrigues, C. R. ., & Machado, L. S. (2023). Educação ambiental e ensino de História: limites e possibilidades. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(2), 250–270. https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14708