Educação ambiental e ensino de História
limites e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14708Palavras-chave:
História Ambiental, Ensino de História, Desastres AmbientaisResumo
A História Ambiental promove discussões sobre a relação da humanidade com a natureza. Esse artigo propõe-se analisar a presença da História Ambiental na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA) e na Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Além de verificar a existência dessa temática no currículo da disciplina de História nos anos finais do Ensino Fundamental; relacioná-la a uma experiência de Estágio Curricular Supervisionado no curso de Licenciatura em História, a partir do tema da mineração na América Portuguesa e promover uma discussão sobre desastres ambientais. Como aporte teórico foram utilizados Worster (1991); Nodari e Gerhardt (2010); Souza (2015); Espíndola (2017) entre outros. Percebe-se que a História Ambiental é uma possibilidade de aplicação da Educação Ambiental na disciplina de História, visto a obrigatoriedade pela lei da Política Nacional de Educação Ambiental, pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e pelos Temas Contemporâneos Transversais da BNCC.
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