O CICLO DE OFICINAS “CAMINHO DAS ÁGUAS” E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE JOVENS AFETADOS POR ENCHENTES EM UNIÃO DOS PALMARES (AL)

Autores

  • Carlos Jorge da Silva Correia Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Betânia da Silva Almeida 7ª Coordenadoria Regional de Ensino
  • Maria Aparecida Lopes da Silva Sala Verde Serrana dos Quilombos
  • Maria Madalena Soares da Silva Sala Verde Serrana dos Quilombos
  • Maria Goretti Lopes Galvão Secretaria Municipal de Meio Ambiente de União dos Palmares/AL

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2876

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Enchentes, Percepção Ambiental

Resumo

Após enchentes que vitimaram milhares de pessoas nos estados de Alagoas e Pernambuco, ocorridas no ano de 2010, organizou-se, na mesma época, um ciclo de oficinas intitulado “Caminho das Águas” com o objetivo de proporcionar aos alunos e alunas afetados pelas enchentes um espaço privilegiado para reflexões sobre o meio ambiente e a qualidade de vida, tendo em vista a necessidade de superar as consequências danosas das enchentes, inclusive as de caráter psicológico. As oficinas foram desenvolvidas em escolas públicas municipais de União dos Palmares (AL) que aderiram voluntariamente ao projeto proposto pela Sala Verde Serrana dos Quilombos, órgão integrante da estrutura da Secretaria Municipal de Educação. Neste artigo, são apresentadas e discutidas algumas percepções ambientais de jovens afetados pelas enchentes expressas na forma de mapas mentais produzidos ao longo das oficinas. Diante dos resultados obtidos, podemos considerar a pertinência de estudos de percepção em cenários de desastres ambientais no sentido de se configurar como uma oportunidade de discussão/proposição de soluções sobre fatores agravantes dos riscos ambientais envolvidos em situações dessa natureza; numa clara direção de superação de tais desafios para uma melhor convivência com o meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Jorge da Silva Correia, Universidade Federal de Alagoas

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Biólogo da Unidade de Ensino de Penedo da Universidade Federal de Alagoas.

Maria Betânia da Silva Almeida, 7ª Coordenadoria Regional de Ensino

Graduanda em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Técnica em Educação Ambiental da 7ª Coordenadoria Regional de Ensino em União do Palmares, AL.

Maria Aparecida Lopes da Silva, Sala Verde Serrana dos Quilombos

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Especialista em Gestão Ambiental pela Faculdade Pio Décimo - Convênio: Centro de Educação Profissional e Superior Santa Maria Madalena -CENFAP. Técnica em Educação Ambiental da Sala Verde Serrana dos Quilombos. Professora das disciplinas geografia e história do Curso Normal Médio da Escola Estadual Rocha Cavalcanti.

Maria Madalena Soares da Silva, Sala Verde Serrana dos Quilombos

Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Belo Jardim - FABEJA. Especialista em Educação e Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Técnica em Educação Ambiental da Sala Verde Serrana dos Quilombos.

Maria Goretti Lopes Galvão, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de União dos Palmares/AL

Licenciada em História pela Faculdade de Ciências e Tecnologia – FTC. Especialista em Gestão Ambiental pela Faculdade Pio Décimo - Convênio: Centro de Educação Profissional e Superior Santa Maria Madalena - CENFAP. Secretária Municipal de Meio Ambiente de União dos Palmares, AL. Técnica em Educação Ambiental da Sala Verde Serrana dos Quilombos.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

Correia, C. J. da S., Almeida, M. B. da S., Silva, M. A. L. da, Silva, M. M. S. da, & Galvão, M. G. L. (2012). O CICLO DE OFICINAS “CAMINHO DAS ÁGUAS” E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE JOVENS AFETADOS POR ENCHENTES EM UNIÃO DOS PALMARES (AL). REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 29. https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2876