Observação Participante e Cartas Pedagógicas:
contribuições para um giro metodológico nas pesquisas em Educação Ambiental Crítica
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.14049Palavras-chave:
Pesquisa Participante. Decolonialidade. Educação Ambiental Crítica. Técnica Metodológica. PPGEA.Resumo
No presente trabalho, propomo-nos a refletir sobre a colonialidade do saber e como ela está presente nas pesquisas em Educação Ambiental. Nesse sentido, sumarizamos duas técnicas de pesquisa participantes, Observação Participante e Cartas Pedagógicas, e analisamos os resumos de teses e dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – FURG entre os anos de 2005 e 2020, verificando se a Observação Participante e as Cartas Pedagógicas foram utilizadas enquanto técnica de pesquisa. Entre os anos de 2005 e 2020, nenhuma tese ou dissertação utilizou as Cartas Pedagógicas e apenas 5,8% das pesquisas analisadas utilizaram a Observação Participante, apontando para o potencial da utilização dessas técnicas como giro metodológico das pesquisas em Educação Ambiental.
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