Natureza e cultura ou naturezas-culturas?

Problematizando as relações humanas com o mundo natural e seus efeitos na crise ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15277

Palavras-chave:

natureza, cultura, modernidade, crise ambiental, convivência multiespécies

Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar como as relações do humano com o mundo natural vão acontecendo no decorrer da história, especialmente a partir do século XVI. O recorte é dado devido ao nascimento da ciência que aí se estabelece criando outras condições para o mundo natural. São tomados alguns acontecimentos que evidenciam o domínio humano sobre a natureza criando condições de possibilidade para a emergência daquilo que se conhece hoje como crise ambiental. Na companhia de alguns autores como Leandro Guimarães et al. (2009), Keith Thomas (2010), Paula Henning (2008, 2012, 2019), Juliana Coutinho (2017), Anna Tsing (2019), Ailton Krenak (2020), Donna Haraway (2021), entre outros, foram mapeadas múltiplas narrativas do que vem a ser natureza. Assume-se o assento teórico a respeito das verdades sobre a natureza serem produzidas pela cultura e os modos de vida que experienciamos. A intenção do artigo é pensar em como chegamos até aqui e quais possibilidades de outros modos de existir e conviver com a natureza, vislumbrando o desejo de expandir a vida e compondo outros modos de existência na convivência com.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cíntia Gruppelli da Silva, FURG / PPGEA

Técnica em Artes Gráficas - UFPel Mestre em Educação - IFSul Doutora em Educação Ambiental - FURG Membro GEECAF - FURG

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande –FURG. Líder do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia -GEECAF/FURG. Bolsista Produtividade do CNPq 2. Rio Grande, Brasil.

Referências

ACOSTA, Alberto. O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. Tradução de Tadeu Breda. São Paulo: Autonomia Literária, Elefante, 2016. 264 p.

AZAM, Geneviève. Carta à terra: e a terra responde. Trad. de Adriana Lisboa. 1ªed. Belo Horizonte: Relicário, 2020.

COUTINHO, Juliana Fausto de Souza. A cosmopolítica dos animais. Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Filosofia, 2017.

CULLETON, Alfredo. Santo Agostinho e São Tomás: a filosofia da natureza na Idade Média. In.: Pensar o Ambiente: bases filosóficas para a Educação Ambiental. / Organização: Isabel Cristina Moura de Carvalho, Mauro Grün e Rachel Trajber. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2006.

DELEUZE,Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Trad. de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

DIAS, Susana et al. Desaparecimento. ClimaCom Cultura Científica - pesquisa, jornalismo e arte. Vol. 03. Ano 02 / Agosto de 2015. Disponível em: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/outras-edicoes/ Acesso em: 17 jun. 2022.

FOUCAULT,Michel. Ditos e Escritos V: ética, sexualidade, política. Organização, seleção de textos e revisão técnica Manoel Barros da Motta; trad. de Elisa Monteiro, Inês Autran Dourado Barbosa. – 3. ed. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2017.

GONÇALVES, Karen dos Santos et al. As queimadas na região amazônica e o adoecimento respiratório. 2012. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/ssm/content/raw/?resource_ssm_path=/media/assets/csc/v17n6/v17n6a16.pdf . Acesso em: 15 mai. 2022.

GRÜN, Mauro. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. Campinas, SP: Papirus, 1996.

GRÜN, Mauro. Descartes, Historicidade e Educação Ambiental. In.: Pensar o Ambiente: bases filosóficas para a Educação Ambiental. / Organização: Isabel Cristina Moura de Carvalho, Mauro Grün e Rachel Trajber. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2006.

GUIMARÃES, Leandro Belinaso. A importância da história e da cultura nas leituras da natureza. In.: Inter-Ação: Rev. Fac. Educ. UFG, 33 (1): 87-101, jan./jun. 2008.

GUIMARÃES,Leandro Belinaso; SAMPAIO, Shaula Maíra; NOAL, Fernando Oliveira. Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2009. 119p.

HARAWAY, Donna. Manifesto ciborgue: Ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In.: Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Org. e trad. de Tomaz Tadeu – 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. P. 33-118.

HARAWAY, Donna. O manifesto das espécies companheiras: cachorros, pessoas e alteridade significativa. Tradução Pê Moreira; revisão técnica e posfácio Fernando Silva e Silva. 1. ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.

HENNING, Paula Corrêa. Efeitos de sentido em discursos educacionais contemporâneos: produção de saber e moral nas ciências humanas. Tese (doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Área de Ciências Humanas, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, 2008.

HENNING, Paula Corrêa. Cultura, ambiente e sociedade: modos de ser e viver o contemporâneo. In.: Cultura, ambiente e sociedade. Paula Corrêa Henning(organizadora); Ana Godoy et al. Rio Grande:Ed. Universidade Federal do Rio Grande, 2012.

HENNING, Paula Corrêa. Resistir ao Presente: tensionando heranças modernas para pensar a Educação Ambiental. In.: Ciência e Educação, Bauru, volume 25, n.3, p. 763-781, 2019.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Elaborado no Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

KESSELRING, Thomas. O conceito de natureza na história do pensamento Ocidental. In: Episteme, Porto Alegre, n. 11, p. 153-172, jul./dez. 2000.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

MANGUEIRA, Rita de Souza. Queimadas na Amazônia 2020: um estudo sobre as causas e consequências em longo prazo. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização de Ensino de Ciências e Matemática). Instituto Federal da Paraíba. Patos, 2021.

MOSÉ, Viviane. Nietzsche hoje: sobre os desafios da vida contemporânea. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

MUTZ, Andresa; NARCISO, Isabela. A educação ambiental como alternativa à erosão da memória: as queimadas na Amazônia pelas lentes do jornal Zero Hora/RS. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, 39(2), 225–242, 2022.

PETERS, Michael. Pós-estruturalismo e Filosofia da diferença. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

THOMAS, Keith. O homem e o mundo natural: Mudanças de atitude em relação às plantas e aos animais (1500-1800). Trad. de João Roberto Martins Filho. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

TSING, Anna. Viver nas ruínas: paisagens multiespécies no antropoceno. Edição Thiago Mota Cardoso, Rafael Victorino Devos. Brasília: IEB Mil Folhas, 2019.

Downloads

Publicado

2024-08-13

Como Citar

da Silva, C. G., & Henning, P. C. (2024). Natureza e cultura ou naturezas-culturas? Problematizando as relações humanas com o mundo natural e seus efeitos na crise ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(2), 110–132. https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15277