Sentimento Pampeano:

modos de ser e narrar as relações entre mulheres e pampa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.10978

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Pampa, Mulheres

Resumo

O artigo busca apontar caminhos e estratégias teóricas e metodológicas, assim como analisar as narrativas das mulheres ambientalistas que articulam educação ambiental e pampa, marcadas pelo Sentimento Pampeano. Este trabalho é fruto de uma pesquisa de dissertação que foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Na pesquisa articulamos potentes conceitos como filosofia, devir menor, verdade, sob o aporte teórico de Michel Foucault, Friedrich Nietzsche, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Ana Godoy e Silvio Gallo. Como caminho metodológico realizamos uma investigação narrativa através de uma conversa com três mulheres ambientalistas do pampa. Ao final desta investigação podemos considerar que as mulheres narram suas relações com a natureza e com a educação ambiental mobilizadas, atravessadas, constituídas pelo que chamamos de Sentimento Pampeano.

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Biografia do Autor

Juliana Corrêa Pereira Schlee, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutoranda em Educação Ambiental, Mestre em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Integrante do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia - GEECAF/ FURG; CAPES; Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Líder do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia - GEECAF/FURG. Bolsista Produtividade do CNPq 2. Rio Grande, Brasil

Paula Regina Costa Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Ciências Biológicas, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola – GESE/FURG. Bolsista Produtividade 1C do CNPq. Rio Grande, Brasil.

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Publicado

2022-08-15

Como Citar

Schlee, J. C. P., Henning, P. C., & Ribeiro, P. R. C. (2022). Sentimento Pampeano:: modos de ser e narrar as relações entre mulheres e pampa. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(2), 415–435. https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.10978

Edição

Seção

Seção Especial: XI EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (FIM)