Sentimento Pampeano:
modos de ser e narrar as relações entre mulheres e pampa
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.10978Palavras-chave:
Educação Ambiental, Pampa, MulheresResumo
O artigo busca apontar caminhos e estratégias teóricas e metodológicas, assim como analisar as narrativas das mulheres ambientalistas que articulam educação ambiental e pampa, marcadas pelo Sentimento Pampeano. Este trabalho é fruto de uma pesquisa de dissertação que foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Na pesquisa articulamos potentes conceitos como filosofia, devir menor, verdade, sob o aporte teórico de Michel Foucault, Friedrich Nietzsche, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Ana Godoy e Silvio Gallo. Como caminho metodológico realizamos uma investigação narrativa através de uma conversa com três mulheres ambientalistas do pampa. Ao final desta investigação podemos considerar que as mulheres narram suas relações com a natureza e com a educação ambiental mobilizadas, atravessadas, constituídas pelo que chamamos de Sentimento Pampeano.
Downloads
Referências
AMIGOS DA TERRA BRASIL. Disponível em: https://amigosdaterrabrasil.wordpress.com/about/ Acesso em: 17 de abril de 2018.
CONNELLY, Michael & CLANDININ, Jean. Relatos de experiencia e investigacion narrativa. In: LARROSA, Jorge.Déjame que te cuente. Barcelona: Editorial Laertes, 1995.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka, para uma literatura menor. Editora Assírio & Alvim. Lisboa: 2003.
FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade, política. Ditos & Escritos V. 2º ed. Rio de janeiro: Forense Universitária, 2006.
FOUCAULT, Michel. A vida dos homens infames. In:FOUCAULT, Michel. Estratégia, poder-saber. Ditos e escritos IV. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003, p.203-222.
FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos IX. Genealogia da Ética, Subjetividade e Sexualidade. RJ: Forense Universitária, 2014.
FRERS, Celine.(2019) Disponível em: https://www.facebook.com/CelineFrersPhotography/photos/a.121933431280139/1336820686458068/?type=3&theater . Acesso em 24 de janeiro de 2019.
GALLO, Sílvio. Em torno de uma educação menor. Educação & Realidade, v. 27, n. 2, p.169-178, jul/dez. 2002.
GEAN. Disponível em: https://pt-br.facebook.com/pg/GrupoEcologicoAmantesdaNatureza/about/?ref=page_internal Acesso em: 17 de abril de 2018.
GODOY, Ana. A menor das ecologias. São Paulo: Editora da USP, 2008.
GODOY, Ana. Nietzsche-Foucault-Deleuze-Guattari: a EA e a potência do pensamento minoritário, um diálogo intempestivo. In: CALLONI, H.; CORRÊA DA SILVA, P.R.G. Contribuições à Educação Ambiental. Pelotas: Editora Universitária/UFPEL, 2010.
GUATTARI, F. As três ecologias. Campinas, SP: Papiros, 1995.
HENNING, Paula Corrêa. Límites y Posibilidades de la Educación Ambiental. Bajo Palabra. 11Época, n.º 17, 2017, p.341-358.
HENNING, Paula Corrêa. O silêncio e a problematização como exercício do pensamento. II Seminário de Michel Foucault: Palestra Proferida em “Os “usos” de Foucault nas pesquisas em educação”. 12 de julho de 2018. Instituto Federal Sul Rio-Grandense. Pelotas/RS.
HENNING, Paula C; SILVA, Gisele R. Rastros da educação ambiental. O dissenso como potência criadora. In: HENNING, Paula C.; MUTZ, Andressa; VIEIRA, Virgínia T. (orgs). Educações Ambientais Possíveis: ecos de Michel Foucault para pensar o presente. Curitiba/PR: Appris Editora, 2018, p.151-162.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2015.
MARQUES, Isabel R.; TEIXEIRA, Juliana C.; DIAS, Raquel S. D. É possível resistir? Exprimentações com Michel Foucault e Félix Guattari. In: HENNING, Paula C.; MUTZ, Andressa; VIEIRA, Virgínia T. (orgs). Educações Ambientais Possíveis: ecos de Michel Foucault para pensar o presente. Curitiba/PR: Appris Editora, 2018, p.213-225.
NIETZSCHE, Friedrich. Sobre Verdade e mentira no sentido extra-moral. São Paulo: Editora Hedra, 2007.
ONG PACHAMAMA. Disponível em: https://www.ongpachamama.org/quem-somos. Acesso em 17 de abril de 2018.
RIBEIRO, Paula Regina Costa; ÁVILA, Dárcia Amaro. Sujeitos, histórias, experiências, trajetórias... A narrativa como metodologia na pesquisa educacional. In: SILVA, G.R.; HENNING, P.C. (org.) Pesquisas em Educação: experimentando outros modos investigativos. Rio Grande: Editora da FURG, 2013, p. 71-78.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.