Discursos Esverdeantes e atravessamentos com a Ecopolítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.11068

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Michel Foucault, Ecopolítica.

Resumo

O presente trabalho provém de uma tese do Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande que, em vias de finalização, analisa os Discursos Esverdeantes pulverizados por diferentes mídias e problematiza tais discursos fortemente relacionados ao verde, sendo muitas vezes vinculados a ideais de verdade e conduzindo a comportamentos diante das mazelas ambientais da contemporaneidade. Através das recorrências que o material da tese apresentou destacamos o conceito de ecopolítica para pensarmos sobre as imagens relacionadas ao planeta aliadas ao signo “eco”, entrelaçando sobre as estratégias biopolíticas que convergem para que esses discursos se tornem tão potentes e convincentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Ribeiro Marques, FURG

Doutoranda em Educação Ambiental – FURG; Mestre em Educação e Tecnologia - IFSUL (2015); pós graduada em Direito Ambiental – UFPEL; graduada em Direito (2005) e em Ecologia (2008), ambos pela UCPEL. Docente na UCPEL desde 2011 (atualmente afastada para o doutorado) Bolsista CAPES. E-mail: isabel.marques.82@gmail.com

Paula Correa Henning, FURG

Pós-Doutora em Filosofia pela Univeridad de Murcia/Espanha (2017 Estágio Sênior Capes). Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008 Bolsista CAPES). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2003 Bolsista CAPES). Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas (2000). Atualmente é professora associada II; pesquisadora do Instituto de Educação e dos Programas de Pós-graduação em Educação Ambiental e Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Bolsista Produtividade 2 do CNPq.

Referências

AVILA, Dárcia Amaro.; RIBEIRO, Paula Regina Costa. Notas sobre a sustentabilidade em programas ambientais globais. In: HENNING, Paula Correa; MUTZ, Andresa Silva da Costa; VIEIRA, Virgínia Tavares. Educações Ambientais Possíveis: Ecos de Michel Foucault para pensar o presente. Curitiba: Appris, 2018. p. 85-97.

BARCHI, Rodrigo. Educação e Meio Ambiente Entre a Biopolítica e a Biopotência. Revista de Estudos Culturais, Sorocaba-SP, v. 37, p. 167-179, jun 2011.

CARVALHO, Isabel Cristina De Moura. A invenção do Sujeito Ecológico: Sentidos e Trajetórias em Educação Ambiental. Tese de doutorado Programa de Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. [S.l.]. 2001.

CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas conceitos e autores. 2. ed. Belo Horizonte : Autêntica, 2016.

FOUCAULT, Michel. O Sujeito e o Poder. In: DREYFUS, H.; RABINOW, P. Michel Foucault: uma trajetória filosófica para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 231-249.

FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos IV – Estratégia, Poder-Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária , 2008.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território e população. São Paulo: Martins Fontes, 2008c.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 3a. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GUIMARÃES, Leandro Belinaso. Notas sobre o dispositivo da sustentabilidade e a formação de sujeitos “verdes”. Anais do 4º SBECE, ULBRA. Canoas: [s.n.]. 2011. p. 1-14.

HENNING, Paula. Estratégias Bio/Ecopolíticas na Educação Ambiental: a mídia e o aquecimento global. Educação Unisinos, v. 23, n. 2, p. 367-382, abril-junho 2019.

HENNING, Paula. Resistir ao presente: tensionando heranças modernas para pensar a Educação Ambiental. Ciência e Educação, Bauru, v. 25, p. 763-781, setembro 2019.

HENNING, Paula Corrêa; SILVA, Gisele. Ruiz. Rastros da Educação Ambiental. O dissenso como potência criadora. In: HENNING, Paula Correa; MUTZ, Andresa Silva da Costa; VIEIRA, Virgínia Tavares. Educações Ambientais Possíveis: Ecos de Michel Foucault para pensar o presente. Curitiba: Appris, 2018. p. 151-162.

MALETTE, Sébastien. Foucault para o próximo século: ecogovernamentalidade. ecopolítca, São Paulo, p. 4-25, 2011.

NIETZSCHE, Friedrich. Sobre verdade e mentira. São Paulo: Hedra, 2012.

PASSETI, Edson. Transformações da biopolítica e emergência da ecopolítica. Ecopolítica, São Paulo, p. 2-37, jan-abr 2013.

RABINOW, Paul.; ROSE, Nikolas. O conceito de biopoder hoje. Política & trabalho, p. 27-57, abril 2006.

SAUQUILLO, Julián. Michel Foucault: Poder, saber y subjetivación. Madri: Alianza editorial, 2017.

SEABRA, Giovanni. Educação Ambiental: conceitos e aplicações. João Pessoa: UFBP, 2013.

VEIGA-NETO, Alfredo. Ecopolítica: um novo horizonte para a Biopolítica. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, p. 208-224, 2014.

Seção Especial XI EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental

Downloads

Publicado

2020-04-17

Como Citar

Marques, I. R., & Henning, P. C. (2020). Discursos Esverdeantes e atravessamentos com a Ecopolítica. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(1), 228–246. https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.11068

Edição

Seção

Seção Especial: XI EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (FIM)