v. 37 n. 1 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo contínuo

Praça com laranjeiras. Ao fundo pessoas caminhando.
Publicado: 2020-04-17

Editorial

  • Editorial

    Paula Corrêa Henning, Eliane Renata Steuck
    01-08
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.11254

Artigos

  • Muros y educación, dos tristes inecuaciones de la educación en Pereira, Colombia

    Miguel Alberto González González, Alexander Wchima Monsalve
    09-26
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.11075
  • Ciência, técnica e tecnologia: da dominação da natureza à geração de riscos e as alternativas socioambientais

    Guillermo Ramón Velásquez Castel, Hieda Maria Pagliosa Corona, Giovanna Pezarico
    27-46
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.9266
  • Percepção ambiental de alunos que viveram o maior desastre-crime ambiental do Brasil: implicações para a Educação Ambiental

    Aldineia Buss, Mariela Mattos da Silva
    47-67
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.9366
  • O olhar de jovens do Ensino Médio sobre o bioma Pampa

    Sônia Beatris Balvedi Zakrzevski, Araciele Maria Vanelli Paris, Vanderlei Secretti Decian
    68-88
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.9317
  • A Educomunicação na perspectiva da pedagogia ambiental: construindo um ecossistema comunicativo entre escola e comunidade

    Jonielton Oliveira Dantas, Maria José Nascimento Soares, Marília Barbosa dos Santos
    89-108
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.9446
  • Concepções de Educação Ambiental no ensino de Ecologia em atenção às estratégias de ensino: uma revisão bibliográfica

    Eloisa Antunes Maciel, Rosangela Inês Matos Uhmann
    109-126
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.9550
  • Ciência-cidadã e Educação Ambiental: cursos de formação e estímulo ao voluntariado em um Parque Nacional

    Nijima Novello Rumenos, Maria de Lourdes Spazziani
    127-144
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.9636
  • A Educação Ambiental Crítica e o pensamento freireano: tecendo possibilidades de enfrentamento e resistência frente ao retrocesso estabelecido no contexto brasileiro

    Antonia Adriana Mota Arrais, Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril
    145-165
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.10885
  • Interpretação ambiental através dos programas de uso público das Reservas Particulares do Patrimônio Natural Federais

    Letícia Ramires Corrêa, Eliane Maria Foleto, Francisco da Silva Costa
    166-187
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.9641
  • Educação (Ambiental) para a cidadania: ações e representações de estudantes da Educação Básica

    Luiz Ricardo Oliveira Santos, Jailton de Jesus Costa, Rosemeri Melo e Souza
    188-207
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.9678
  • Sustentabilidade Complexa: o discurso de sustentabilidade sob a perspectiva do Pensamento Complexo de Edgar Morin

    Jean Carlos Mendes da Rocha, Luís Miguel Luzio-dos-Santos
    208-227
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.9789

Seção Especial: XI EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (FIM)

  • Discursos Esverdeantes e atravessamentos com a Ecopolítica

    Isabel Ribeiro Marques, Paula Correa Henning
    228-246
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.11068
  • Educação Ambiental na Gestão Pública: O processo de construção da Política de Desenvolvimento Sustentável da Pesca no Estado do Rio Grande do Sul – Brasil

    Ederson Pinto da Silva, Lucia de Fátima Socoowski de Anello
    247-263
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.10905
  • O Uso de Geotecnologias para Educadores Ambientais: elaboração de mapas temáticos para uso em sala de aula

    Bruna Cavalcanti Gautério, Letícia Figueiredo Sartorio
    264-277
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.10959
  • A transversalização da Educação Ambiental no currículo do curso de Oceanologia: uma análise a partir da Proposta Metodológica de Ambientalização Curricular - PMAC

    Isis Torales Da Silva, Dione Kitzmann
    278-290
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.11032
  • Construção de Soluções para o Desenvolvimento com Sustentabilidade e Cidadania nas áreas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho

    Leonir Terezinha Uhde, Paulo Ernesto Scortegagna, Lara Nasi
    291-306
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.10946
  • O Potencial Encontro da Educação Ambiental Com a Literatura de Cordel

    Bruna Elizabeth Fraga de Araújo, Fernanda Malheiro Lourenço, Bárbara Pelacani
    307-322
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.10927
  • Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular

    Giovani Barbosa, Caroline Terra de Oliveira
    323-335
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.11000
  • Escola, Universidade e Unidade de Conservação: a Educação Ambiental como conexão, um estudo de caso em Itapuã – RS

    Bettina Rubin de Souza, Taís Cristine Ernst Frizzo, Dayse Aparecida dos Santos Rocha, Rafaela Delacroix
    336-346
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.11069