O olhar de jovens do Ensino Médio sobre o bioma Pampa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.9317

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Bioma, Conservação.

Resumo

Esta pesquisa identificou e caracterizou as percepções de estudantes do último ano da Educação Básica, residentes em duas regiões do Rio Grande do Sul, sobre o bioma Pampa. Participaram do estudo 240 estudantes de duas regiões do Estado, e os dados foram obtidos por meio da elaboração de um desenho livre do Pampa e da listagem de espécies associadas ao referido bioma. Os desenhos foram submetidos a um processo de análise quantitativa e estatística. Como resultados, o estudo apontou que os estudantes apresentam um conhecimento escasso sobre a biodiversidade do Pampa, e que o bioma em que habitam e o local de residência dos participantes (rural e urbano) interferem em suas percepções. A falta de conhecimentos sobre o bioma em questão pode ser atribuída à abordagem restrita que o tema recebe no cotidiano escolar e também na sociedade.

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Biografia do Autor

Sônia Beatris Balvedi Zakrzevski, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões,URI.

Graduada em Ciências, Mestre em Educação e Doutora em Ciências – Ecologia e Recursos Naturais. Docente da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, Rio Grande do Sul, Brasil.

Araciele Maria Vanelli Paris

Graduada em Ciências Biológicas, Mestre em Ecologia, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (– URI), Rio Grande do Sul, Brasil.

Vanderlei Secretti Decian, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões,URI.

Graduado em Geografia, Mestre em Engenharia Agrícola e Doutor em Ciências – Ecologia e Recursos Naturais. Docente da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2020-04-17

Como Citar

Zakrzevski, S. B. B., Paris, A. M. V., & Decian, V. S. (2020). O olhar de jovens do Ensino Médio sobre o bioma Pampa. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(1), 68–88. https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.9317