O Potencial Encontro da Educação Ambiental Com a Literatura de Cordel

Bruna Elizabeth Fraga de Araújo, Fernanda Malheiro Lourenço, Bárbara Pelacani

Resumo


O Cordel é uma expressão popular que aborda temáticas variadas, dentre elas a questão ambiental. O presente artigo visa apresentar a potência de se articular a Educação Ambiental (EA) aos Cordéis. O interesse na produção deste trabalho nasceu da importância de discutir sobre EA ao mesmo tempo pensando em práticas diferenciadas de intervenção. Este artigo foi construído a partir de uma revisão bibliográfica dos conceitos fundamentais da pesquisa: Literatura de Cordel e Educação Ambiental e uma posterior análise de cinco cordéis com o olhar da Educação Ambiental Crítica (EAC). Através deste trabalho pudemos observar como o cordel torna-se relevante para fundamentar uma EAC visto que é um material que traz à tona uma crítica a partir do território e ao mesmo tempo dialoga com os sujeitos oprimidos.

Palavras-chave


Literatura de Cordel; Educação Ambiental Crítica; Conhecimentos Tradicionais.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.10927

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