O Potencial Encontro da Educação Ambiental Com a Literatura de Cordel

Autores/as

  • Bruna Elizabeth Fraga de Araújo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- Instituto Multidisciplinar https://orcid.org/0000-0001-6630-7716
  • Fernanda Malheiro Lourenço Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- Instituto Multidisciplinar
  • Bárbara Pelacani Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.10927

Palabras clave:

Literatura de Cordel, Educação Ambiental Crítica, Conhecimentos Tradicionais.

Resumen

O Cordel é uma expressão popular que aborda temáticas variadas, dentre elas a questão ambiental. O presente artigo visa apresentar a potência de se articular a Educação Ambiental (EA) aos Cordéis. O interesse na produção deste trabalho nasceu da importância de discutir sobre EA ao mesmo tempo pensando em práticas diferenciadas de intervenção. Este artigo foi construído a partir de uma revisão bibliográfica dos conceitos fundamentais da pesquisa: Literatura de Cordel e Educação Ambiental e uma posterior análise de cinco cordéis com o olhar da Educação Ambiental Crítica (EAC). Através deste trabalho pudemos observar como o cordel torna-se relevante para fundamentar uma EAC visto que é um material que traz à tona uma crítica a partir do território e ao mesmo tempo dialoga com os sujeitos oprimidos.

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Biografía del autor/a

Bruna Elizabeth Fraga de Araújo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- Instituto Multidisciplinar

Graduando em Licenciatura Plena em Geografia

Fernanda Malheiro Lourenço, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- Instituto Multidisciplinar

Graduanda em Licenciatura Plena em Geografia

Bárbara Pelacani, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Psicossociologia de comunidades e ecologia social, UFRJ Bióloga e Mestra em educação, UNIRIO

Citas

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Publicado

2020-04-17

Cómo citar

Fraga de Araújo, B. E., Lourenço, F. M., & Pelacani, B. (2020). O Potencial Encontro da Educação Ambiental Com a Literatura de Cordel. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(1), 307–322. https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.10927

Número

Sección

Seção Especial: XI EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (FIM)