Concepções de Educação Ambiental no ensino de Ecologia em atenção às estratégias de ensino: uma revisão bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.9550

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Meio Ambiente, Biologia.

Resumo

A Educação Ambiental (EA) tem sua história ligada a movimentos sociais e conferências mundiais, entre as primeiras discussões sobre a EA e nossa atualidade, possibilitou-se uma considerável mudança de conceitos sobre o meio ambiente. O objetivo desta pesquisa foi investigar a relação das estratégias de ensino presentes em pesquisas sobre ensino de Ecologia e EA com as concepções de EA, classificadas como: Conservadora, Política e Social. Por meio da metodologia de abordagem qualitativa analisou-se teses e dissertações brasileiras na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) no período entre 2002 a 2016. Como resultado, duas categorias são organizadas, em que das nove pesquisas, duas classificadas como Sociais; duas como Políticas e cinco como Conservadoras, estas intimamente relacionadas ao uso do questionário como principal estratégia de ensino vinculada à EA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloisa Antunes Maciel, UFFS

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Bolsista Capes/DS do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC/UFFS

Rosangela Inês Matos Uhmann, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI. Professora do Curso de Química Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS. Coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação do Ensino de Ciências. E-mail: rosangela.uhmann@uffs.edu.br

Referências

ACOT, Pascal. História da ecologia. Rio de Janeiro, Campus, 1990.

ALARCON, Andressa; BOELTER, Ruben. O meio ambiente segundo alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Revista InsignareScientia - RIS, v. 2, n. 2, p. 232-239, 2019. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10891. Acesso em: 18. set. 2019.

ANDRADE, Fabiola, Fernandes. A importância da leitura literária para o desenvolvimento psicológico da criança no ensino fundamental. Revista de Ciências da Educação, dez. 2015.Disponívelem:http://www.revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/438/pdf_5. Acesso em: 21 mai.2019.

BERTOLDO, Tassia, Alexandre, Teixeira. Roda de conversa como estratégia promotora de capacidades de pensamento crítico. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão: UFS, 2018. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/8006. Acesso em: 21 mai.2019

BDTD. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Disponível em: http://www.ibict.br/informacao-para-a-pesquisa/bdtd. Acesso em: 18 mai.2019.

BRANDO, Fernanda da Rocha. Proposta didática para o ensino médio de biologia: as relações ecológicas no cerrado. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência. Universidade Estadual Paulista – UNESP. São Paulo: UNESP, 2010.Disponível em:http://livros01.livrosgratis.com.br/cp133057.pdf. Acesso em: 26 mai. 2019.

CANEPPA, Monique. A importância da Educação Ambiental no currículo escolar um enfoque no PCN. Monografia (Especialização em Gestão Ambiental). Universidade Cândido Menezes – UCAM. Rio de Janeiro: UCAM 2009. Disponível em: https://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/C203381.pdf. Acesso em: 20. ago. 2019.

CAPRA, Fritjof. A teia da Vida: Uma nova compreensão cientifica dos sistemas vivos. 11 ed. SP: Editora Cultrix, 1996

CARVALHO, Damiana Maria. A importância da leitura literária para o ensino. Entre Letras, Araguaína/TO, v. 6, n. 1, p. 6-21, jan/jun. 2015. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1484/8650. Acesso em: 20 mai. 2019.

CAVALCANTE, Christiane da Silva. Educação ambiental e consumo sustentável: uma proposta contra a cultura do desperdício no âmbito escolar. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Paraí¬ba – UFPB. João Pessoa: UFPB, 2013. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFPB-2_2353db527ec7a1f9cf391690a448d680. Acesso em: 23.mai. 2019.

CAVALCANTE, Joelia et al. A fotografia como ferramenta no ensino de Ecologia. In:Anais doIV Simpósio Nacional de Ensino e Tecnologia. Curitiba: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, 2014. Disponível em: http://sinect.com.br/anais2014/anais2014/artigos/ensino-de-biologia/01409626945.pdf. Acesso em: 13. mai. 2019.

CHAVES, Edidácio Araújo. Blog e educação ambiental: uma experiência junto a estudantes do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Brasília – UnB. Brasília: UnB, 2016. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNB_946419069d019a9e5ea607db9c09239f. Acesso em: 17.mai.2019.

COSTA, Mariana Celina. A contribuição de Monteiro Lobato para a (re) construção de concepções e práticas de Educação Ambiental das professoras de Educação Infantil. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Ceará – UFC. Fortaleza: UFC, 2008. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFC-7_9d3c06ecfc56b112d4d0a60de7288794. Acesso em: 22. mai.2019.

FERNANDES, Roosevelt et al.Uso da percepção ambiental como instrumento de gestão em aplicações ligadas às áreas educacional, social e ambiental.Anais eletrônicos. Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica FCTH. Projeto Difusão Tecnológica em Recursos Hídricos. 2002. São Paulo, SP. Disponível em: http://www.anppas.org.br/encontro_anual/encontro2/GT/GT10/roosevelt_fernandes.pdf Acesso em: 25 jun. 2019.

FIORI, Andrea de. Ambiente e educação: abordagens metodológicas da percepção ambiental voltadas a uma Unidade de Conservação. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas). Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR. São Carlos: UFSCAR, 2002. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/SCAR_d15646b4aca53fd36499785c2ec96104. Acesso em: 22. mai.2019.

FIORI, Andrea de. A percepção ambiental como instrumento de apoio de programas de educação ambiental da Estação Ecológica de Jataí. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas). Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR, São Carlos: UFSCAR, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1574. Acesso em: 02. jun.2019.

GAIA, Paulino Pinheiro. Trilhas Ecológicas como recurso didático para a educação ambiental integrando educação física e biologia. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Amazonas). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM. Manaus: IFAM, 2016. Disponível em: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/7. Acesso em: 22. mai.2019.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para mudança e incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

KLOETZEL, Kurt. O que é meio ambiente. São Paulo: Brasiliense, 1998.

LAGO, Antônio; PÁDUA, José Augusto. O que é Ecologia. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.

LAZZARI, Gabriele et al. Trilha ecológica: um recurso pedagógico no ensino da Botânica. Scientia cum industria, v. 5, n. 3, p. 161-167, 2017. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/5842. Acesso em: 20. Mai.2019.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MELO, Marise Jardim de. Oceano verde - uma práxis de educação ambiental: análise da experiência desenvolvida numa escola pública de ensino médio de Brasília. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Brasília – UnB. Brasília: UnB, 2009. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNB_b6b63241db762e5a0b14bf4364a778ae. Acesso em: 21. mai.2019.

MELLO,Celina Martins de; TRIVELATO, Frateschi Silvia. Concepções emeducação ambiental. In: II EncontroNacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 01 a 04 de setembro de 1999. Valinhos: ABRAPEC, 1999. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/ii-enpec/trabalhos/G11.pdf. Acesso em: 01. jun.2019.

NASCIMENTO, Andrea Melo do; SILVA, Pedro Cavalcante da. Recursos audiovisuais no processo de ensino aprendizagem na educação básica: um relato de experiência do PIBID/Artes Visuais/UFAM. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico. v.1. Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Manaus, 2015. Disponível em: 200.129.168.14:9000/educitec/index.php/teste/article/download/5/5/. Acesso em: 22.mai.2019.

PEREIRA, Maryana Barreto; SOUZA, Albano Goes; PEIXINHO, Kamilla de Fátima. A utilização da internet como ferramenta de aprendizagem: o professor como inovador educacional. In:Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Universidade Federal de Sergipe – UFS. São Cristovão: UFS, 2012. Disponível em: <http://educonse.com.br/2012/eixo_08/PDF/60.pdf. Acesso em: 23 mai. 2019.

REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2009.

SAVI, Rafael; ULBRICHT, Vania Ribas. Jogos digitais educacionais: benefícios e desafios. Revista Renote. Novas Tecnologias na Educação. v. 6, Porto Alegre: UFRGS, 2008. Disponível: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14405/8310. Acesso em: 23 mai. 2019.

SERRANO, Climeme Maria. Educação ambiental e consumerismo em unidades de ensino fundamental de Viçosa-MG. Dissertação (Mestrado em Ciência Florestal). Universidade Federal de Viçosa – UFV. Viçosa: UFV, 2003. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFV_69602a2d3aaf3cffeaba1308654a5a47. Acesso em: 02.jun.2019.

SILVA, Emanoel Paulino da. Educação ambiental e saneamento básico no âmbito escolar em João Pessoa – Paraíba. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente). Universidade Federal da Paraíba – UFPB. João Pessoa: UFPB, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9156. Acesso em: 02 jun.2019.

SILVA, Patrícia Gomes.O ensino da botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos. Tese (Doutorado). Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências – UNESP. Bauru: UNESP, 2008. Disponível em: https://repositorio.unesp. br/handle/11449/102000. Acesso em: 22. mai.2019.

UHMANN, Rosangela Inês Matos; ZANON, Lenir Basso. Ações pedagógicas no ensino de física com foco na educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 29, p. 1-15, 2012. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2944/1914. Acesso em: 18.out.2019.

Downloads

Publicado

2020-04-17

Como Citar

Maciel, E. A., & Uhmann, R. I. M. (2020). Concepções de Educação Ambiental no ensino de Ecologia em atenção às estratégias de ensino: uma revisão bibliográfica. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(1), 109–126. https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.9550