Concepções de Educação Ambiental no ensino de Ecologia em atenção às estratégias de ensino: uma revisão bibliográfica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.9550

Palabras clave:

Ensino de Ciências, Meio Ambiente, Biologia.

Resumen

A Educação Ambiental (EA) tem sua história ligada a movimentos sociais e conferências mundiais, entre as primeiras discussões sobre a EA e nossa atualidade, possibilitou-se uma considerável mudança de conceitos sobre o meio ambiente. O objetivo desta pesquisa foi investigar a relação das estratégias de ensino presentes em pesquisas sobre ensino de Ecologia e EA com as concepções de EA, classificadas como: Conservadora, Política e Social. Por meio da metodologia de abordagem qualitativa analisou-se teses e dissertações brasileiras na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) no período entre 2002 a 2016. Como resultado, duas categorias são organizadas, em que das nove pesquisas, duas classificadas como Sociais; duas como Políticas e cinco como Conservadoras, estas intimamente relacionadas ao uso do questionário como principal estratégia de ensino vinculada à EA.

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Biografía del autor/a

Eloisa Antunes Maciel, UFFS

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Bolsista Capes/DS do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC/UFFS

Rosangela Inês Matos Uhmann, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI. Professora do Curso de Química Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS. Coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação do Ensino de Ciências. E-mail: rosangela.uhmann@uffs.edu.br

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Publicado

2020-04-17

Cómo citar

Maciel, E. A., & Uhmann, R. I. M. (2020). Concepções de Educação Ambiental no ensino de Ecologia em atenção às estratégias de ensino: uma revisão bibliográfica. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(1), 109–126. https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.9550