BioAmbiente:

uma proposta de gamificação em educação ambiental para o ensino fundamental II

Autores

  • Amanda Imbuzeiro de Sá Quintela Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA https://orcid.org/0000-0002-5552-2397
  • Paulo Roberto de Amoretty Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • André Barbosa Vargas Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15733

Palavras-chave:

Método de ensino, Metodologia Ativa, Jogos Educacionais

Resumo

Desenvolver o jogo BioAmbiente, como estratégia para Educação Ambiental no 9° ano do Ensino Fundamental II foi o objetivo deste estudo. Elaborado no modelo Role Playing Game (RPG), esta proposta educativa, se apoia no estudo bibliográfico e em questionários (Google Forms) para avaliar a proposta educacional,organizada para exemplificar problemas reais, promovendo maior engajamento dos alunos. As respostas aos questionários foram analisadas, utilizando uma planilha de dados do Excel para cálculos quantitativos e qualitativos. Os resultados mostraram que o produto apresenta potencial a ser utilizado como ferramenta didática na inserção da temática ambiental no Ensino Fundamental II. E que ao jogar os alunos conseguiram associar os problemas reais às questões ambientais do jogo, o que certamente contribui na compreensão dos conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Imbuzeiro de Sá Quintela, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Formada em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia - Bacharelado (UniFOA). Mestranda pelo Mestrado profissional em Ensino de Ciências da Saúde e Meio Ambiente (MESCMA).

Paulo Roberto de Amoretty, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Paulo Roberto de Amoretty é graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrado e doutorado pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-RJ), em Biologia Celular e Molecular entre 2009-2014. Faz parte do corpo editorial do periódico Revista Práxis (ISSN: 2176-9230), Cadernos UniFOA (eISSN: 1982-1816) e Spatium Scientiarum. Atualmente é docente no Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA), onde leciona na graduação e no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA). Atua também na educação básica na Diretoria Especial de Unidades Escolares Prisionais e Socioeducativas ? Diesp e no colégio Anglo Americano. Foi coordenador do curso de Ciências Biológicas do UNIFOA entre 2012-2014 e gestor da sala do empreendedor do UNIFOA em 2019. Atua nas áreas: Ensino de Ciências, Genética e Biologia Molecular de Insetos e Empreendedorismo.

André Barbosa Vargas, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

 Biólogo graduado em Licenciatura Plena pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2002), Mestre em Biologia Animal (2006) e Doutor em Ciências Ambientais e Florestais (2011) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foi docente no Ensino Fundamental e Médio, ministrando aulas de Ciências, Física, Química e Biologia. Com experiência em entomologia e ecologia organizou cursos de curta duração, abordando temas como Ecologia, Entomologia e Mirmecologia. Atuou como consultor Técnico realizando estudos de monitoramento e impactos ambientais, utilizando formigas como bioindicadores. Foi Sócio Diretor na empresa Resiliência Consultoria Ambiental. Atualmente, é professor no Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA. Na graduação leciona nos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Design. Na pós-graduação no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente - MECSMA.

Referências

BEZERRA, Cristiane de Lima; LIMA, Daniela de Jesus. Kahoot: uma ferramenta didático-pedagógica para o ensino de educação ambiental. Revista Encantar, v. 2, p. 01–12, 2020.

BEZERRA, Yasmin Bruna de Siqueira.; PEREIRA, Fabianna de Souza Padilha.; SILVA, Andrea.; MENDES, Deyse das Graças Pereira da Silva. Análise da percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental II em uma escola do município de Serra Talhada (PE). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 9, n. 2, p. 472–488, 2014.

BITTENCOURT, Mariana Ferreira; CARMO, Edinaldo Medeiros. A abordagem da Educação Ambiental na segunda e na terceira versão da Base Nacional Comum Curricular. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 38, n. 2, p. 200–216, 2021.

BOSA, Cláudia Regina; TESSER, Halandey Camilo de Borba. Desafios da educação ambiental nas escolas municipais do município de Caçador – SC. Revista Monografias Ambientais - REMOA, v. 14, n. 2, 2014.

DIAS, Genebalbo Freire.Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia. 2004.

DIAS, Rosemery Santa Brigida; LOPES, Paulo Tadeu Campos. O uso do Scratch no ensino de Ciências com uma turma do oitavo ano do ensino fundamental numa escola municipal de Xinguara/PA. Revista Redin. Revista Educacional Interdisciplinar, v.9, n.1, 2020.

FENNER, Rose. O desafio da educação ambiental no contexto escolar. v. 1, n. 1, Rio Grande do Sul: UFSS, 2015

FERREIRA-COSTA, R.; LIMA, A.; RODRIGUES, F. GALHARDO, E. O Role Playing Game (Rpg) Como Ferramenta De Aprendizagem No Ensino Fundamental E Médio. UNESP, São Paulo, 2006.

FRAGOSO, Edjane; NASCIMENTO, Elisangela Castedo Maria. A educação ambiental no ensino e na prática escolar da Escola Estadual Cândido Mariano – Aquidauana/MS. Revista de Educação Ambiental. Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Rio Grande – RS, 2018.

FRISON, Marli Dallagnol.; VIANNA, Jaqueline.; CHAVES, Jessica Mello; BERNARDI, Fernanda Naimann. Livro didático como instrumento de apoio para construção de propostas de ensino de ciências naturais. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009.

GAMA, Suzany Evelyn de Souza; BRIDI, Veronica Loureiro. Educação Ambiental no Ensino Fundamental: dificuldades, desafios, recursos didáticos e percepções. Revista Educação Pública, v. 21, n. 27, 2020.

JACOBI, Pedro. Educação Ambiental: cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p 189-205, 2003.

LAÉRCIO, Francisco Giovani Souza; FONSECA, Leticia RodriguesProposta de Jogo Educativo para Educação Ambiental no Ensino Básico. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 17, n. 1, p. 09–27, 2022. DOI: 10.34024/revbea.2022.v17.12422. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/12422. Acesso em: 10 jul. 2023.

MACHADO, Ailton Cavalcante; TERÁN, Augusto Fachín. Educação Ambiental: Desafios e Possibilidades no Ensino Fundamental I nas escolas públicas. Educação Ambiental em ação, 2019.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

MORAN, José. Mudar de Forma de Ensinar e De Aprender. Revista Interações, São Paulo, vol. V, p.57-72, 2000.

MOURA, R. B. C. et al. Possibilidades Educacionais Ampliadas pelo Uso das Novas Tecnologias no Cenário dos Nativos Digitais. Simpósio de Pesquisa e Desenvolvimento em Computação, Cruz Alta, RS, p.1-4, 2015.

MOURA, Lidiane da Silva; DIAS, Maria Juliana; SILVA, Luciana de Araújo Mendes. Educação Ambiental no Âmbito Escolar: Desafios e Possibilidades. Revista Saúde e Educação, v. 4, n. 1, 2019.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | As Nações Unidas no Brasil. Disponível em: <https://brasil.un.org/pt-br/sdgs>. Acesso em: 4 jul. 2023.

PINTO, Alline Penha.Os Jogos Educativos nas práticas ambientais: um estudo na Escola Agrícola “José Cesário Mendes de Barros”, Humaítá – AM. Dissertação (Mestrado profissional). Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2018.

POLLI, Anderson; SIGNORINI, Tiago.A inserção da Educação Ambiental na prática pedagógica. Ambiente & educação. Rio grande, v. 17, n. 2, p.93-101, 2012.

PRENSKY, Marc.Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Senac, 2012.

SOUZA, Girlene Santos et al. Educação Ambiental como ferramenta para o manejo de resíduos sólidos no cotidiano escolar.Revista Brasileira de Educação Ambiental, Rio Grande, v. 8, n. 2:118-130, 2013.

SCHMITZ, Birgit; KLEMKE, Roland; SPECHT, Marcus. Effects of mobile gaming patterns on learning outcomes: a literature review. InternationalJournalof Technology Enhanced Learning, v. 4, n. 5-6, p. 345-358, 2012.

VIEIRA SANTOS, M. L. S.; SOUZA, R. N. P. M. de; DE SOUSA ARAÚJO, M. C. A gamificação como estratégia de engajamento para a prática da educação ambiental<br>Lagamificación como estrategia de engajamiento para lapráctica de laeducación ambiental <br>Gamification as a engagementstrategy for thepracticeofenvironmentaleducation. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 279–295, 2018.

ZAINUDDIN, Z; WAH CHU, S. K; SUJHA, M; PERERA, C. J. The impact of gamification on learning and instruction: A systematic review of empirical evidence. JournalofEducationalResearch Review, 2020.

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

Imbuzeiro de Sá Quintela, A. ., Roberto de Amoretty, P., & Barbosa Vargas, A. (2023). BioAmbiente:: uma proposta de gamificação em educação ambiental para o ensino fundamental II. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(3), 257–278. https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15733