BioAmbiente: a gamification proposal in Environmental Education for Elementary School II

BioAmbiente: a gamification proposal in Environmental Education

Authors

  • Amanda Imbuzeiro de Sá Quintela Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA https://orcid.org/0000-0002-5552-2397
  • Paulo Roberto de Amoretty Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • André Barbosa Vargas Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15733

Keywords:

Teaching method, Active Methodology, Educational Games, learning

Abstract

Gamification in Environmental Education has been a teaching strategy with significant results. However, adaptations are necessary to consider the ludic and social context of the student. In this sense, this study aimed to develop the game BioAmbiente as a strategy for inserting the theme of Environmental Education in Science teaching for the 9th grade of Elementary School II. The game consists of moving around a board, in which players are faced with environmental situations that require knowledge for resolution. The results showed that the product has the potential to be used as a didactic tool for the insertion of the environmental theme. Emphasizing that gamification does not completely replace Environmental Education, it should be used as a complement, with practical approaches, maximizing student participation and awareness of environmental issues.

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Author Biographies

Amanda Imbuzeiro de Sá Quintela, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Formada em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia - Bacharelado (UniFOA). Mestranda pelo Mestrado profissional em Ensino de Ciências da Saúde e Meio Ambiente (MESCMA).

Paulo Roberto de Amoretty, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Paulo Roberto de Amoretty é graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrado e doutorado pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-RJ), em Biologia Celular e Molecular entre 2009-2014. Faz parte do corpo editorial do periódico Revista Práxis (ISSN: 2176-9230), Cadernos UniFOA (eISSN: 1982-1816) e Spatium Scientiarum. Atualmente é docente no Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA), onde leciona na graduação e no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA). Atua também na educação básica na Diretoria Especial de Unidades Escolares Prisionais e Socioeducativas ? Diesp e no colégio Anglo Americano. Foi coordenador do curso de Ciências Biológicas do UNIFOA entre 2012-2014 e gestor da sala do empreendedor do UNIFOA em 2019. Atua nas áreas: Ensino de Ciências, Genética e Biologia Molecular de Insetos e Empreendedorismo.

André Barbosa Vargas, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

 Biólogo graduado em Licenciatura Plena pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2002), Mestre em Biologia Animal (2006) e Doutor em Ciências Ambientais e Florestais (2011) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foi docente no Ensino Fundamental e Médio, ministrando aulas de Ciências, Física, Química e Biologia. Com experiência em entomologia e ecologia organizou cursos de curta duração, abordando temas como Ecologia, Entomologia e Mirmecologia. Atuou como consultor Técnico realizando estudos de monitoramento e impactos ambientais, utilizando formigas como bioindicadores. Foi Sócio Diretor na empresa Resiliência Consultoria Ambiental. Atualmente, é professor no Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA. Na graduação leciona nos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Design. Na pós-graduação no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente - MECSMA.

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Published

2023-12-27

How to Cite

Imbuzeiro de Sá Quintela, A. ., Roberto de Amoretty, P., & Barbosa Vargas, A. (2023). BioAmbiente: a gamification proposal in Environmental Education for Elementary School II: BioAmbiente: a gamification proposal in Environmental Education . REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(3), 257–278. https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15733