EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3509Palavras-chave:
educação ambienta, rio Sergipe, manguezal, ensino.Resumo
A educação ambiental, no ensino formal enfrenta inúmeros desafios, como construir seu lugar e legitimidade na prática educativa. Por isso, o objetivo geral deste trabalho foi promover reflexões sobre o manguezal no ensino fundamental de uma escola pública e outra particular. Específico: fazer análise qualiquantitativa sobre a visão dos alunos quanto temática manguezal, apresentar de forma geral o cenário de degradação do manguezal que margeia o Rio Sergipe, em Aracaju (SE) e conscientizar os alunos dessas escolas sobre a conservação do ecossistema manguezal. A metodologia baseou-se em discussão com os alunos sobre a importância do mesmo, onde a estratégia empregada foi abordagem dos problemas locais como atividade-fim; o registro fotográfico através do método denominado percepção ambiental e aplicação de questionários, em sala de aula. No total 155 pessoas fizeram parte desta atividade, tendo sido realizados em média 20 questionários por turma e comparações por sexo e série. Portanto como indicativo de sucesso e em termos de processo educativo a importância em curto prazo é trazer um tema para os alunos e visualizar o grau de entendimento; em médio prazo um envolvimento interdisciplinar entre os professores da escola e em longo prazo realizar visitas ao ecossistema e estabelecer um cronograma didático.Downloads
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Publicado
2013-04-19
Como Citar
Farias, K. L., & Andrade, R. C. B. de. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 25. https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3509
Edição
Seção
Artigos