Construção do Pensamento Sustentável e Consciência Ambiental com aporte do Design Thinking

Autores

  • Alessandra Souza Universidade Federal d Paraná
  • Maria das Graças Cleophas Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Marly Stephany Magalhães Machado Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.15867

Palavras-chave:

Metodologia Ativa. Resolução de Problemas. Sustentabilidade.

Resumo

Este trabalho buscou investigar as contribuições de uma proposta para o ensino de Educação Ambiental perante à compreensão das relações entre meio ambiente, consumo, complexidade social e ambiental, a partir do desenvolvimento da Consciência Ambiental e do Pensamento Sustentável. Para tanto, recorreu-se à Metodologia Ativa Design Thinking; a pesquisa apresenta natureza qualitativa, do tipo participante e foi desenvolvida com alunos do 2º ano do ensino médio. Para a coleta de dados, foram utilizadas as atividades produzidas pelos alunos e os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo e da análise semiótica de imagens paradas, para conhecermos os discursos, as aproximações e distanciamentos sobre os sentidos atribuídos por eles. Os resultados mostraram indícios de mudança de postura dos alunos em relação ao desenvolvimento do Pensamento Sustentável e Consciência Ambiental.

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Biografia do Autor

Alessandra Souza, Universidade Federal d Paraná

Mestre do programa de pós graduação em Educação em ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Licenciada em química pela UFPR e em Ciências biológica na Universidade Cruzeiro do Sul. Atualmente é professora da Secretaria de Educação e Ensino do Paraná.

Maria das Graças Cleophas , Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Bacharel e Licenciada em Química, mestre em Físico-química pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Ensino das Ciências (com ênfase no ensino de Química) pela UFRPE. Atualmente é Professora Adjunta (Nível 2) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Marly Stephany Magalhães Machado, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Ciências Biológicas (2018) e especialista em Microbiologia Clínica (2020) pela Universidade Positivo. Mestre do programa de pós graduação em Educação em ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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Publicado

2025-04-17

Como Citar

Souza, A., das Graças Cleophas , M. ., & Stephany Magalhães Machado, M. (2025). Construção do Pensamento Sustentável e Consciência Ambiental com aporte do Design Thinking. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 42(1), 61–82. https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.15867