A Educação Ambiental na formação e atuação de profissionais de Engenharia
DOI:
https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16632Palavras-chave:
Educação Ambiental, Educação em Engenharia, Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS)Resumo
O artigo discute a forma como a Educação Ambiental está sendo compreendida e implementada por profissionais de Engenharia. A proposta metodológica teve como base a pesquisa aplicada com abordagem quali-quantitativa e foi desenvolvida a partir de um estudo de (multi)caso. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários aos egressos dos cinco cursos de Engenharia ofertados pela Universidade Federal da Fronteira Sul: Engenharia Ambiental e Sanitária dos campi Chapecó/SC, Erechim/RS e Cerro Largo/RS e Engenharia de Aquicultura e Engenharia de Alimentos do campus Laranjeiras do Sul/PR. As categorizações e análises decorrentes foram feitas, principalmente, com o emprego da metodologia de Análise de Conteúdo. Apesar de algumas importantes concepções e ações, os resultados indicam que a forma como a Educação Ambiental está sendo discutida durante o processo formativo, em grande medida, não possibilita que os profissionais implementem ações no âmbito da participação ativa da sociedade na prevenção e resolução dos problemas socioambientais. O cenário fica mais crítico na medida em que a especialidade da Engenharia se afasta da vinculação específica com o meio ambiente
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