A Educação Ambiental na formação e atuação de profissionais de Engenharia

Autores

  • Leandro Bordin Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Lucas Sakamoto Soares Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Ana Carolina Kroth Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Marlon Luiz Neves da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

DOI:

https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16632

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação em Engenharia, Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS)

Resumo

O artigo discute a forma como a Educação Ambiental está sendo compreendida e implementada por profissionais de Engenharia. A proposta metodológica teve como base a pesquisa aplicada com abordagem quali-quantitativa e foi desenvolvida a partir de um estudo de (multi)caso. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários aos egressos dos cinco cursos de Engenharia ofertados pela Universidade Federal da Fronteira Sul: Engenharia Ambiental e Sanitária dos campi Chapecó/SC, Erechim/RS e Cerro Largo/RS e Engenharia de Aquicultura e Engenharia de Alimentos do campus Laranjeiras do Sul/PR. As categorizações e análises decorrentes foram feitas, principalmente, com o emprego da metodologia de Análise de Conteúdo. Apesar de algumas importantes concepções e ações, os resultados indicam que a forma como a Educação Ambiental está sendo discutida durante o processo formativo, em grande medida, não possibilita que os profissionais implementem ações no âmbito da participação ativa da sociedade na prevenção e resolução dos problemas socioambientais. O cenário fica mais crítico na medida em que a especialidade da Engenharia se afasta da vinculação específica com o meio ambiente

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Biografia do Autor

Leandro Bordin, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Engenheiro Civil. Mestre em Engenharia Civil. Doutor em Educação Científica e Tecnológica. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), onde realiza trabalhos e pesquisas sobre as implicações sociais e ambientais da ciência e da tecnologia no âmbito da educação tecnológica e, especialmente, da educação em Engenharia.

Lucas Sakamoto Soares, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Estudante do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus, Chapecó/Sc

Ana Carolina Kroth, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Engenheira Ambiental e Sanitarista formada pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó/SC

Marlon Luiz Neves da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Engenheiro Ambiental. Mestre em Engenharia e Ciência dos Materiais. Doutor em Engenharia Ambiental. Professor do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó/SC

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Publicado

2025-04-17

Como Citar

Bordin, L., Sakamoto Soares, L., Kroth, A. C., & Neves da Silva, M. L. (2025). A Educação Ambiental na formação e atuação de profissionais de Engenharia. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 42(1), 167–189. https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16632