Avaliação e Currículo no evento da ANPED: fundamentos e práticas de Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15663

Palavras-chave:

Sistematização da Avaliação, Sociambiental, Currículo, ANPED

Resumo

A Educação Ambiental (EA) se faz presente em todas as discussões sociais, sendo extremamente importante dentro do cenário educacional, principalmente nos dias atuais. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é centrado em investigar sobre a avaliação no processo de inserção da EA no currículo presente nos trabalhos da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) no Grupo de Trabalho (GT) 22, respectivo a EA nos anos de 2007 a 2021, os quais foram selecionados por meio dos descritores: currículo e avaliação. A pesquisa é de caráter qualitativo no qual foi feito um mapeamento dos fundamentos e práticas de EA nos trabalhos analisados, na qual foram encontradas práticas de EA como entrevistas, rodas de conversa, oficinas do futuro e projetos envolvendo toda a comunidade e que pretendem ser continuados. Nesse sentido, reforçamos a importância da sistematização da EA nos currículos para integrar a prática da EA de forma transversal.

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Biografia do Autor

Rosangela Inês Matos Uhmann, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutora e Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUI. Professora Adjunta do Curso de Química Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) e Coordenadora de Seção da Revista Insignare Scientia (RIS) da UFFS

Letícia Gabrielhi Rocha, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduanda em Química Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Cerro Largo/RS.

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Publicado

2024-08-13

Como Citar

Uhmann, R. I. M., & Gabrielhi Rocha, L. . (2024). Avaliação e Currículo no evento da ANPED: fundamentos e práticas de Educação Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(2), 255–275. https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15663