Observatório da Educação Ambiental de Base Comunitária do Rio de Janeiro

entre a prática popular e as reflexões teóricas desde el Sur

Autores

  • Marcelo Aranda Stortti UNIRIO, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias (FEUDUC),RJ https://orcid.org/0000-0003-1400-9834
  • celso Sanchez Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO https://orcid.org/0000-0001-5634-023X
  • Alberto Calil Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17833

Palavras-chave:

Educação ambiental de base comunitária, Comunidade, Extensão Universitária, Ecologia Política

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a perspectiva da educação ambiental produzida em contextos comunitários, desde suas práticas e ações de caráter pedagógico que emergem de experiências comunitárias. Para tal, apresentamos o Observatório da Educação Ambiental de Base Comunitária, projeto de pesquisa e extensão universitária, organizado pelo Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur, o GEASur, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO. O Observatório tem como principal objetivo mapear e compreender as experiências de educação ambiental ou ações pedagógicas, realizadas em comunidades periféricas, como favelas, aldeias, quilombos, assentamentos, terreiros, bibliotecas e cozinhas comunitárias, bem como unidades de conservação e outros espaços onde a educação ambiental acontece e é produzida em contextos e por sujeitos e sujeitas muitas vezes, invisibilizados. A partir do levantamento de experiências, pode-se identificar que há diversos e diferentes sentidos de comunidade e que muitas vezes, as experiências pedagógicas comunitárias carregam saberes ancestrais ou saberes autóctones das comunidades. Reconhecem-se, portanto, distintas formas e práticas do que podemos identificar como estratégias de educação ambiental de base comunitária.

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Biografia do Autor

Marcelo Aranda Stortti, UNIRIO, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias (FEUDUC),RJ

Doutor em Educação na UNIRIO, membro do Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASur) e do Grupo Reexistência/IFBA. Mestre em Educação na UNESA. Possui graduação e licenciatura em Ciências Biológicas pela UGF. Especialista em Ensino de Ciências e Biologia e curso no Centro Internacional de Estudos Pedagógicos da França na área de ensino de ciências e biologia. Possui experiência em pesquisa na área de Educação Étnico-Raciais, indígena, ambiental, conflitos e justiça ambiental. Trabalhou na FIOCRUZ e em outras instituições de pesquisa. Exerceu a atividade de Coordenador (até 2014) do curso de Licenciatura em Biologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias. E foi consultor de projetos socioétnicoambientais em Organizações Não Governamentais internacionais (CARE), movimentos sociais realizando pesquisas e atividades nas áreas de educação Étnico-Raciais, meio ambiente, saúde e direitos humanos. Atualmente é professor na CEFET-RJ e em outras instituições de Ensino. Ministra cursos, oficinas e palestras para diferentes públicos, realizando apoio/consultoria/pesquisa para diferentes movimentos sociais em especial o ambientalista e indígena. 

celso Sanchez, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Biólogo, licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, Cátedra UNESCO de Desenvolvimento Durável pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2, atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena o Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur, GEASur/UNIRIO.

Alberto Calil, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (1993), mestrado (2004) e doutorado (2009) em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Associado I do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem experiência na área de Biblioteconomia em suas relações com as práticas sócio-culturais. abordando principalmente os seguintes temas: Fontes de Informação, Mediação, Letramento Informacional e midiático e Biblioteconomia Pública. Líder do Grupo de Pesquisa Biblioteca Pública no Brasil: reflexão e prática, desenvolve pesquisas sobre Bibliotecas Públicas e sobre mediações sociotécnicas nos ambientes informacionais. Atualmente é membro do Programa de Pós Graduação em Biblioteconomia. Leciona disciplinas no curso de graduação em Biblioteconomia e no Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da UNIRIO.

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

Stortti, M. A., Sanchez, celso, & Calil, A. (2024). Observatório da Educação Ambiental de Base Comunitária do Rio de Janeiro: entre a prática popular e as reflexões teóricas desde el Sur. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(3), 401–418. https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17833

Edição

Seção

III Congreso Internacional Educación Ambiental Comunitaria