Observatório da Educação Ambiental de Base Comunitária do Rio de Janeiro
entre a prática popular e as reflexões teóricas desde el Sur
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17833Palavras-chave:
Educação ambiental de base comunitária, Comunidade, Extensão Universitária, Ecologia PolíticaResumo
Este trabalho tem como objetivo discutir a perspectiva da educação ambiental produzida em contextos comunitários, desde suas práticas e ações de caráter pedagógico que emergem de experiências comunitárias. Para tal, apresentamos o Observatório da Educação Ambiental de Base Comunitária, projeto de pesquisa e extensão universitária, organizado pelo Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur, o GEASur, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO. O Observatório tem como principal objetivo mapear e compreender as experiências de educação ambiental ou ações pedagógicas, realizadas em comunidades periféricas, como favelas, aldeias, quilombos, assentamentos, terreiros, bibliotecas e cozinhas comunitárias, bem como unidades de conservação e outros espaços onde a educação ambiental acontece e é produzida em contextos e por sujeitos e sujeitas muitas vezes, invisibilizados. A partir do levantamento de experiências, pode-se identificar que há diversos e diferentes sentidos de comunidade e que muitas vezes, as experiências pedagógicas comunitárias carregam saberes ancestrais ou saberes autóctones das comunidades. Reconhecem-se, portanto, distintas formas e práticas do que podemos identificar como estratégias de educação ambiental de base comunitária.
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