Observatório da Educação Ambiental de Base Comunitária do Rio de Janeiro

entre a prática popular e as reflexões teóricas desde el Sur

Authors

  • Marcelo Aranda Stortti UNIRIO, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias (FEUDUC),RJ https://orcid.org/0000-0003-1400-9834
  • celso Sanchez Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO https://orcid.org/0000-0001-5634-023X
  • Alberto Calil Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17833

Keywords:

Educação ambiental de base comunitária, Comunidade, Extensão Universitária, Ecologia Política

Abstract

Este trabalho tem como objetivo discutir a perspectiva da educação ambiental produzida em contextos comunitários, desde suas práticas e ações de caráter pedagógico que emergem de experiências comunitárias. Para tal, apresentamos o Observatório da Educação Ambiental de Base Comunitária, projeto de pesquisa e extensão universitária, organizado pelo Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur, o GEASur, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO. O Observatório tem como principal objetivo mapear e compreender as experiências de educação ambiental ou ações pedagógicas, realizadas em comunidades periféricas, como favelas, aldeias, quilombos, assentamentos, terreiros, bibliotecas e cozinhas comunitárias, bem como unidades de conservação e outros espaços onde a educação ambiental acontece e é produzida em contextos e por sujeitos e sujeitas muitas vezes, invisibilizados. A partir do levantamento de experiências, pode-se identificar que há diversos e diferentes sentidos de comunidade e que muitas vezes, as experiências pedagógicas comunitárias carregam saberes ancestrais ou saberes autóctones das comunidades. Reconhecem-se, portanto, distintas formas e práticas do que podemos identificar como estratégias de educação ambiental de base comunitária.

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Author Biographies

Marcelo Aranda Stortti, UNIRIO, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias (FEUDUC),RJ

Doctor in Education at UNIRIO, member of the Study Group on Environmental Education from the South (GEASur) and of the Reexistence Group/IFBA. Master in Education at UNESA. He holds a degree and a degree in Biological Sciences from the UGF. Specialist in Science and Biology Teaching and course at the International Center for Pedagogical Studies in France in the area of ​​science and biology teaching. He has research experience in the area of ​​Ethnic-Racial, Indigenous, Environmental, Conflict and Environmental Justice Education. He worked at FIOCRUZ and other research institutions. He worked as Coordinator (until 2014) of the Degree in Biology at the Faculty of Philosophy, Sciences and Letters of Duque de Caxias. And he was a consultant for socio-ethnic-environmental projects in international Non-Governmental Organizations (CARE), social movements carrying out research and activities in the areas of Ethnic-Racial education, environment, health and human rights. He is currently a professor at CEFET-RJ and at other educational institutions. He teaches courses, workshops and lectures for different audiences, providing support/consulting/research for different social movements, especially environmental and indigenous.

celso Sanchez, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Biólogo, licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, Cátedra UNESCO de Desenvolvimento Durável pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2, atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena o Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur, GEASur/UNIRIO.

Alberto Calil, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (1993), mestrado (2004) e doutorado (2009) em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Associado I do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem experiência na área de Biblioteconomia em suas relações com as práticas sócio-culturais. abordando principalmente os seguintes temas: Fontes de Informação, Mediação, Letramento Informacional e midiático e Biblioteconomia Pública. Líder do Grupo de Pesquisa Biblioteca Pública no Brasil: reflexão e prática, desenvolve pesquisas sobre Bibliotecas Públicas e sobre mediações sociotécnicas nos ambientes informacionais. Atualmente é membro do Programa de Pós Graduação em Biblioteconomia. Leciona disciplinas no curso de graduação em Biblioteconomia e no Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da UNIRIO.

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Published

2024-12-21

How to Cite

Stortti, M. A., Sanchez, celso, & Calil, A. (2024). Observatório da Educação Ambiental de Base Comunitária do Rio de Janeiro: entre a prática popular e as reflexões teóricas desde el Sur. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(3), 401–418. https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17833

Issue

Section

III Congreso Internacional Educación Ambiental Comunitaria