A Educação Ambiental nas práticas pedagógicas no ensino fundamental:

análise dos artigos publicados na Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental – REMEA

Autores

  • Simone Defreyn UFSC
  • Leandro Duso UFSC

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.12916

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Práticas Pedagógicas, Escola

Resumo

O presente trabalho traz um levantamento feito nas publicações da Revista Eletrônica de Mestrado em Educação Ambiental, buscando pesquisas que analisam práticas educativas em Educação Ambiental efetivadas nas escolas do ensino fundamental com o objetivo de identificar quais macrotendências político-pedagógicas, segundo Layrargues e Lima (2014), aproximam-se das práticas pedagógicas e verificar que caminhos apontam as pesquisas para contribuir com a Educação Ambiental no âmbito escolar. Como procedimento analítico, optou-se pela Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016), que proporcionou a sistematização das informações em três categorias: preservação e conservação da natureza; mudanças de atitude em relação ao meio ambiente; e visão crítica e complexa da realidade. Os resultados indicaram que é a tendência conservacionista e pragmática, ambas comportamentalistas e individualistas, que predomina.

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Biografia do Autor

Simone Defreyn, UFSC

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente cursando o Mestrado no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica na mesma universidade. Participa como estudante no grupo de pesquisa CASULO: pesquisa e educação em Ciências e Biologia e do Grupo de Pesquisa A Ponte: interligando a educação básica e o ensino superior no Ensino de Ciências e Biologia, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Biologia Geral, Educação Ambiental e Formação de Professores em Educação Ambiental.

Leandro Duso, UFSC

Professor magistério superior da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no departamento de Metodologia de Ensino. Doutor em Educação Cientifica e Tecnológica pela UFSC-PPGECT (2015), Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS, Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela UCS. Atua com pesquisa na área de Ensino de Ciências e Biologia, com ênfase em Formação de professores e Ensino-Aprendizagem, atuando com temas: Educação Básica, Educação em Ciência e Biologia, interdisciplinaridade e abordagem CTS. Líder do Grupo de Pesquisa A Ponte: interligando a educação básica e o ensino superior no Ensino de Ciências e Biologia. (https://aponte.ufsc.br/)

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Publicado

2022-04-14

Como Citar

Defreyn, S., & Duso, L. (2022). A Educação Ambiental nas práticas pedagógicas no ensino fundamental:: análise dos artigos publicados na Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental – REMEA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(1), 350–371. https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.12916