A trilha sensitiva como prática de educação ambiental para alunos de uma escola de ensino fundamental de Palmeira das Missões-RS

Autores

  • Fernanda Jéssica Pfeifer Universidade Federal de Santa Maria
  • Andressa Soares Quadros Universidade Federal de Santa Maria
  • André Boccasius Siqueira
  • Franciele Antonia Neis Universidade Federal de Santa Maria
  • Tais Lazzari Konflanz Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.5062

Palavras-chave:

Sensibilização, Trilha Sensitiva, Educação Ambiental,

Resumo

A Educação Ambiental, nos últimos anos, tem se mostrado como elemento fundamental na discussão e intervenção homem-natureza. Dela partem novas ideias e meios de atuação do ser humano em seu ambiente. Desta maneira, objetivou-se sensibilizar alunos de uma escola de ensino fundamental do município de Palmeira das Missões –RS com relação à preservação da natureza, por meio de uma trilha sensitiva como instrumento de educação ambiental. A trilha foi realizada em uma área de mata nativa da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões. Ao percorrer da trilha os alunos ficaram com os olhos vendados e sentiram variadas emoções. O tato foi o sentido de maior relevância. O grau de satisfação e sensibilização superou o esperado.

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Biografia do Autor

Fernanda Jéssica Pfeifer, Universidade Federal de Santa Maria

Atualmente é acadêmica do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura Plena na Universidade Federal de Santa Maria. Atua como voluntária na Ong Amigos da Mata e é bolsista CAPES pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID).

Andressa Soares Quadros, Universidade Federal de Santa Maria

Atualmente é da Universidade Federal de Santa Maria.

André Boccasius Siqueira

Possui graduação em Ciências Habilitação Biologia Licenciatura Plena pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010). Foi professor Adjunto I da Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul, Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas, Curso de Ciências Biológicas, em Palmeira das Missões. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino fundamental, saberes populares, etnobotânica, educação de jovens e adultos e metodologia de ensino. Atualmente pesquisa o Ensino de Ciências, Métodos e Técnicas do Ensino de Ciências, Educação Indígena Kaingang em Tenente Portela/RS; Etnoconhecimento e Etnobiologia. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Campus Litoral Norte, com sede em Tramandaí. Trabalha no curso de graduação Licenciatura em Educação do Campo.

Franciele Antonia Neis, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura (URI, 2010), Mestrado em Agrobiologia (UFSM, 2013), e atualmente é aluna de Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular (2014) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com área de concentração em Fisiologia Vegetal. Atua como professora substituta da Universidade Federal de Santa Maria - Centro de Educação Superior Norte-RS, Campus de de Palmeira das Missões. Atua na área de modulação do metabolismo secundário vegetal relacionada à síntese de resina de Pinus (e seus derivados breu e terebintina).

Tais Lazzari Konflanz, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura (Agosto / 2010) pela URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santo Ângelo. Especialista em Licenciamento Ambiental (Setembro / 2013) pela URI - Campus Santo Ângelo. Mestra em Ensino Científico e Tecnológico (Janeiro / 2014) pela URI - Campus Santo Ângelo. Cursando Especialização em Educação Ambiental (Modalidade EaD) / UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - CESNORS - Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul - Polo Palmeira das Missões (2014). Professora Substituta / Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas / Curso de Ciências Biológicas / Ensino de Ciências / UFSM - CESNORS - Campus Palmeira das Missões.

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Publicado

2017-02-13

Como Citar

Pfeifer, F. J., Quadros, A. S., Siqueira, A. B., Neis, F. A., & Konflanz, T. L. (2017). A trilha sensitiva como prática de educação ambiental para alunos de uma escola de ensino fundamental de Palmeira das Missões-RS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 67–84. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.5062