AÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE FÍSICA COM FOCO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Rosangela Ines Matos Uhmann Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ-RS.
  • Lenir Basso Zanon Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba com Estágio de Investigação na Universidade de Aveiro, Portugal. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2944

Palavras-chave:

Reflexão Docente, Ensino de Física, Contextualização Prática, Educação Ambiental.

Resumo

O tema de investigação deste texto é decorrente de preocupações levantadas na prática docente da professora de Estágio Curricular Supervisionado sobre a desarticulação escolar frente à função social da escola na sociedade, compartilhada com os licenciandos do 5º semestre. Estudos apontam para a necessidade dos sujeitos escolares se apropriarem do conhecimento específico permeado pela consciência ambiental, cultural e social. Esse quadro levou a trazer parte dos resultados da pesquisa realizada no Mestrado em Educação nas Ciências da UNIJUÍ-RS, contemplando as interações em aulas de física através de três cenários. Trata-se de uma pesquisa qualitativa junto a uma turma de estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Roque Gonzales-RS. A questão norteadora foi: como a Educação Ambiental está articulada ao ensino de física no que diz respeito ao uso da energia, em especial, sobre as Estratégias de Ensino usadas e interações dos sujeitos escolares para compreender as relações da sociedade com o ambiente? Os resultados revelaram que os professores precisam compreender o complexo espaço-tempo escolar devido função democrática e transformadora, inclusive de dimensão socioambiental em consonância, através da contextualização, imbricados na interação e dialogicidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Ines Matos Uhmann, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ-RS.

Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ-RS. Especialista em Educação Química pela UNIJUÍ. Professora do Curso de Ciências: Biologia, Física e Química da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS-RS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática – GEPECIEM da UFFS.

Lenir Basso Zanon, Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba com Estágio de Investigação na Universidade de Aveiro, Portugal. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI.

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

Uhmann, R. I. M., & Zanon, L. B. (2012). AÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE FÍSICA COM FOCO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 29. https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2944