A Educomunicação na perspectiva da pedagogia ambiental: construindo um ecossistema comunicativo entre escola e comunidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.9446

Palavras-chave:

Educomunicação. Pedagogia Ambiental. Comunidade escolar. Ecossistema comunicativo.

Resumo

A educomunicação busca melhorar o nível de comunicação das ações educativas, visando a criação e fortalecimento de ecossistemas comunicativos. Um campo consolidado, porém aberto a novas contribuições. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo descrever a educomunicação como estratégia de socialização dos saberes ambientais construídos mediante relação entre escola e comunidade, inserida em um processo mais amplo e sistêmico na pedagogia ambiental. Trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica, tendo como fonte livros e artigos científicos. Considera-se que a construção de um ecossistema comunicativo por meio da educomunicação na perspectiva da pedagogia ambiental pressupõe uma gestão da comunicação nos espaços educativos baseada nos seguintes procedimentos: planejamento das ações, participação, comunicação educativa processual, capacidade de expressão e avaliação do processo educomunicativo.

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Biografia do Autor

Jonielton Oliveira Dantas, Universidade Federal de Sergipe

Aluno do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA/UFS; Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA

Maria José Nascimento Soares, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe

Marília Barbosa dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Aluna do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA/UFS; Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA

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Publicado

2020-04-17

Como Citar

Dantas, J. O., Soares, M. J. N., & dos Santos, M. B. (2020). A Educomunicação na perspectiva da pedagogia ambiental: construindo um ecossistema comunicativo entre escola e comunidade. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(1), 89–108. https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.9446