Educação Ambiental no Colégio Estadual do Paraná (Brasil)

uma análise quanti-qualitativa a partir do uso de indicadores de avaliação

Autores

  • Ana Carolina Alves Neundorf Universidade Federal do Paraná - UFPR https://orcid.org/0009-0000-1794-1075
  • Solange Reiguel Vieira Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Marília Andrade Torales Campos Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17756

Palavras-chave:

Avaliação, Educação Ambiental, Políticas Públicas

Resumo

A pesquisa em tela trata da Educação Ambiental no âmbito escolar com o objetivo de analisar as ações de Educação Ambiental (EA) desenvolvidas pela comunidade do Colégio Estadual do Paraná (CEP). Foi realizado um estudo de caso do CEP, optando-se pelo uso de dois procedimentos de coleta de dados: aplicação de uma Matriz de Indicadores de EA e entrevista semiestruturada com a comunidade escolar. A base teórica principal da pesquisa foi composta pelas dimensões contextuais da Teoria da Atuação Política (culturas profissionais, contextos materiais, situados e externos) e as dimensões que compõem a Matriz de Indicadores (gestão, currículo, espaço físico e comunidade). Os resultados encontrados salientam a importância da comunidade escolar na atuação política e o uso de indicadores como instrumentos de monitoramento e avaliação das ações de sustentabilidade ambiental.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Alves Neundorf, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas (UFPR). Mestranda em Entomologia (UFPR).

Solange Reiguel Vieira, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduada em Geografia (FECILCAM). Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental (UTFPR). Doutora em Educação (UFPR). Professora de Educação Básica da Rede Estadual de Ensino, Secretaria de Estado da Educação (SEED).

Marília Andrade Torales Campos, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Licenciada em Pedagogia (UFPR). Mestre em Educação (FURG). Doutora em Ciências da Educação (USC). Professora Associada da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

Neundorf, A. C. A., Reiguel Vieira, S., & Torales Campos, M. A. (2024). Educação Ambiental no Colégio Estadual do Paraná (Brasil): uma análise quanti-qualitativa a partir do uso de indicadores de avaliação. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(3), 203–221. https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17756

Edição

Seção

VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa