ATRIBUTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA INTERNACIONAL AO NACIONAL

Juliana Rezende Torres, Sylvia Regina Pedrosa Maestrelli

Resumo


Estudos têm evidenciado a dificuldade de implementação da Educação Ambiental (EA) no contexto escolar brasileiro. Diante disto, objetiva-se neste trabalho explicitar os principais atributos da EA escolar a fim de que a efetivação destes subsidiem a formação de sujeitos crítico-transformador via práticas pedagógicas interdisciplinares. Para tal, a metodologia adotada pautou-se em um estudo teórico-reflexivo envolvendo a pesquisa e a análise de documentos oficiais internacionais e nacionais voltados à EA para o delineamento dos principais atributos da EA escolar, no Brasil. Dentre os principais resultados destaca-se que as orientações das políticas públicas voltadas à EA, a partir do final da década de 1990, acenam para uma perspectiva Crítica de EA com base em atributos como: o enfoque humanista, democrático e participativo; a consideração da concepção globalizante de meio ambiente; a dimensão de sustentabilidade; o pluralismo metodológico na perspectiva da interdisciplinaridade. No âmbito da EA escolar, destacam-se os seguintes atributos: a perspectiva
transdisciplinar/interdisciplinar, crítica e problematizadora; a contextualização; os processos educacionais
participativos; a articulação das dimensões local e global; a produção e disseminação de materiais didáticopedagógicos
e sua avaliação crítica; o caráter contínuo e permanente da EA como processo educativo.

Palavras-chave


Políticas Públicas; Currículo Interdisciplinar; Formação de Professores.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3109

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