TENDÊNCIAS, ABORDAGENS E CAMINHOS TRILHADOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Antônio Fernando Guerra Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI. Itajaí/SC
  • Raquel Fabiane Mafra Orsi Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI. Itajaí/SC.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3386

Palavras-chave:

Educação Ambiental, formação continuada, , abordagem crítica.

Resumo

O artigo traça um cenário das tendências na formação continuada de professores e sua relação com as abordagens em Educação Ambiental (EA) no Brasil, seus dilemas e desafios. Com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação, a profissionalização do ensino vem ganhando novas perspectiva, destacando-se diferentes tendências para a profissionalização docente (desenvolvimento de competências, professor reflexivo, pesquisador, crítico) que se articulam com as principais abordagens das práticas da Educação Ambiental no país (tradicional, nova e crítica). Apresenta como vem sendo desenvolvida a formação continuada em EA para atender a legislação e políticas públicas e de governo. Discute as possibilidades e obstáculos da inserção da EA nas universidades. Conclui que as tendências, a legislação e políticas públicas de formação têm se mostrado necessárias, mas ainda insuficientes para transformação da realidade socioambiental no ambiente escolar e nas comunidades. Constata que quanto mais estudos, pesquisas sobre como conduzir os processos de formação inicial e continuada de educadores ambientais, mais encontramos lacunas e interrogações para prosseguir nessa caminhada de transformação das práticas pedagógicas e da própria sociedade. Autores, pesquisadores, apontam caminhos, mas as realidades e os contextos sentidos e pensados pelos professores junto ao chão da escola são diferentes. Precisamos avançar na superação dos obstáculos aqui levantados para a formação docente, romper com o paradigma dominante, superar as contradições das abordagens em EA. É preciso, aprofundar nossos referenciais teórico-metodológicos, defender a formação inicial e continuada inspirada nos princípios da abordagem crítica e emancipatória para atuação dos educadores desde o chão da escola até as instâncias de poder, no sentido do desenvolvimento de práticas educativas comprometidas com a intervenção e transformação da realidade na construção da utopia possível da sustentabilidade local e planetária.

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Biografia do Autor

Antônio Fernando Guerra, Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI. Itajaí/SC

Doutorado em Engenharia de Produção - Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professor titular do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação e do Núcleo das Licenciaturas da Universidade do Vale do Itajaí, em Itajaí - SC, Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade - GEEAS.

Mais informações: Currículo Lattes

Raquel Fabiane Mafra Orsi, Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI. Itajaí/SC.

Mestre em Educação pela UNIVALI, gestora da Gerência Estadual de Educação – GERED da Secretaria Regional de Itajaí.

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Publicado

2013-03-11

Como Citar

Guerra, A. F., & Orsi, R. F. M. (2013). TENDÊNCIAS, ABORDAGENS E CAMINHOS TRILHADOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3386

Edição

Seção

Artigos