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  • Está publicado o Dossiê Realidades da Educação Ambiental em Universidades Latino-Americanas

    2022-06-17

    O Dossiê Realidades da Educação Ambiental em Universidades Latino-Americanas, volume 39, número Especial, do mês de junho de 2022 da REMEA, está publicado. Este número foi preparado com muito trabalho, rigor técnico e cuidado. Está repleto de contribuições de autores latino-americanos, tanto em espanhol como em português, viabilizando assim a internacionalização deste periódico. Convidamos a todes a conferir esta edição que conta com 13 trabalhos de pesquisadoras e pesquisadores, fortalecendo assim o diálogo transdisciplinar, a produção e popularização do conhecimento da Educação Ambiental. Vale a pena conferir no link a seguir: https://periodicos.furg.br/remea/issue/view/844

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  • Nova edição está no ar!

    2022-04-14

    A edição n. 1 de 2022 da REMEA, referente ao Fluxo Contínuo de Janeiro a Abril de 2022, está publicada. Este número foi preparado com muito trabalho, rigor técnico e cuidado. Está repleto de contribuições de autores de diferentes campos. Convidamos a todes a conferir esta edição que conta com 20 trabalhos de pesquisadoras e pesquisadores do Brasil e do mundo, fortalecendo assim o diálogo transdisciplinar, a produção e popularização do conhecimento da Educação Ambiental. Vale a pena conferir no link a seguir: https://periodicos.furg.br/remea/issue/view/839

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  • Nova edição está no ar!

    2021-12-17

    A edição n. 3 de 2021 da REMEA, referente ao Dossiê Temático Movimentos Teóricos e Metodológicos - GT 22 Educação Ambiental da ANPED está publicada. O Dossiê foi preparado com muito trabalho, rigor técnico e cuidado. Está repleto de contribuições de importantes nomes do campo da Educação Ambiental. Convidamos a todes a conferir esta edição que marca um importante momento na história da REMEA, por ser um Dossiê que demarca a Educação Ambiental como um Grupo de Trabalho na ANPED, e também pelo fato da Revista completar 22 anos de história na divulgação, promoção e debate em torno da Educação Ambiental no Brasil e no mundo. Vale a pena consultar https://periodicos.furg.br/remea/issue/view/807

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  • Dossiê Realidades da Educação Ambiental em Universidades Latino-Americanas

    2021-12-05

    Permanece aberta a submissão de trabalhos para o Dossiê Realidades da Educação Ambiental em Universidades Latino-Americanas até o dia 31/12/2021. 

     

    APRESENTAÇÃO

    Há várias décadas, os atores envolvidos com a questão ambiental vêm passando por uma grande luta dentro das Universidades para posicionar a questão ambiental em todas as suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. É preciso um ato imerso numa educação crítica, inclusiva e de qualidade para uma formação profissional que não responda a um modelo de desenvolvimento insustentável. Mas sim, uma formação de profissionais capazes de enfrentar a crise de civilização causada por problemas ambientais e injustiças sociais.

    A humanidade precisa de profissionais com consciência ambiental, capazes de atuar com responsabilidade em seus campos de trabalho e como cidadãos que tenham o compromisso de superar as injustiças ambientais. As Universidades têm sido convocadas, desde a década de 1970, a incorporar a dimensão ambiental em suas funções substantivas. No entanto, apesar dos avanços, ainda há um longo caminho a percorrer para atender a essas aspirações.

    As Universidades têm se concentrado em questões de gestão ambiental, certificações ambientais, bem como ativismo ambiental por atores específicos em projetos de sucesso. O meio ambiente, a sustentabilidade e temas afins estão presentes na atividade docente, nas ofertas de pós-graduação. Em algumas outras universidades existem programas de formação específicos nestas matérias e, em casos específicos, a oferta de uma disciplina em todos os programas de formação. No entanto, o impacto destas iniciativas na formação dos profissionais egressos é, sem dúvida, insuficiente, como afirmam alguns autores. Nesse cenário, é preciso reconhecer que existe um compromisso generalizado com a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável em resposta às políticas institucionais e posições políticas do governo e do setor financeiro privado.

    Em geral a Educação Ambiental é pouco discutida ou praticada dentro das Universidades, estando a mesma presente em planos de manejo, projetos específicos e programas de pós-graduação. Porém, é preciso que a Educação Ambiental, como um campo interdisciplinar de educação transformadora, esteja mais presente, a fim de contribuir para a constituição de profissionais críticos e ambientalmente sensíveis. Mas como garantir isto?

    Muitas teses surgem sobre esses argumentos, e este Dossiê visa gerar a discussão e respostas às seguintes questões:

    ✓ Qual Educação Ambiental está sendo desenvolvida nas Universidades?

    ✓ Como as diferentes funções universitárias – ensino, pesquisa, extensão e gestão – dialogam com a Educação Ambiental?

    Então, em um sentido crítico, possivelmente autocrítico, como pensamos sobre a Educação Ambiental que flui em nossas instituições? Essa crítica tem que passar por nossa própria compreensão do meio ambiente, nossa futura aproximação com a realidade na qual estamos inseridos, além de conversar com os autores que se dedicaram a categorizar as diferentes abordagens da Educação Ambiental. É um diálogo com as funções de currículo, extensão, pesquisa e gestão, que precisa avançar para transformar as realidades ambientais para um possível futuro de bem-estar.

    Com tudo isso, é um convite a pensar e discutir a Educação Ambiental presente nas instituições por meio de um artigo crítico que dialoga com a realidade acadêmica, onde cada pesquisador(a) desenvolve seus esforços, apontando a Universidade como um contexto complexo de múltiplos atores.

    Nossas produções podem ser referências importantes dentro e fora de nossas Universidades para repensar as tarefas do futuro, tendo em vista a necessidade de avançar na formação ambiental de profissionais que pretendem enfrentar os desafios do futuro.

     

    CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

    • Previsão de publicação: abril de 2022

    • Submissão de artigos: até 31/12/2021

    • Entrega final: até o dia 12/02/2022

     

    PERFIL DE AUTORES

    Os participantes serão de diferentes Universidades latino-americanas que estejam envolvidas com questões ambientais e de sustentabilidade em suas Universidades. A construção será realizada por professores e pesquisadores (até no máximo 4 autores por artigo) em todos os casos com pelo menos um autor com título de doutorado.

     

    APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS

    Os artigos devem seguir as normas da REMEA, utilizando o template disponível no site da revista, em: https://periodicos.furg.br/remea/about/submissions

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  • PRORROGADO O PRAZO!! Submissões abertas para o Dossiê Temático Movimentos Teóricos e Metodológicos no Grupo de Trabalho 22 Educação Ambiental da ANPED

    2021-05-04

    Submissões Abertas para Dossiê Temático Movimentos Teóricos e Metodológicos no Grupo de Trabalho 22 Educação Ambiental da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED.

    Novo prazo é dia 15 de agosto de 2021.

     

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  • REMEA tem nova identidade visual

    2021-04-06

    Iniciamos 2021 com uma nova identidade visual, seguindo o mesmo padrão de excelência da revista, estamos de cara nova.

    A partir de agora (abril de 2021) as autoras e os autores que forem submeter artigos à revista já devem fazer no novo formato do template que está disponível na aba submissões, ou então clicando aqui.

    Aproveitamos para lembrar que atualizamos também as Normas de Submissão, fiquem de olho!!!

    Agradecemos sempre a quem nos procura, seja para submeter seus artigos ou para ler os que aqui são publicados! 

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  • Devolução de envios realizados durante o período de bloqueio do recebimento de novas submissões

    2020-12-28

    A REMEA informa que os envios que estão sendo realizados, via perfil logado dos autores, durante o período de bloqueio do recebimento de novas submissões, em vigor desde o dia 21/12/2020, com término previsto para o dia 18/01/2021 serão devolvidos aos mesmos. Será necessário que estas submissões sejam realizadas novamente a partir do dia 19/01/2020.

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial da REMEA

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  • REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental Amplia o seu Qualis.

    2019-10-10
    A Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (que atualmente oferta também curso de doutorado) no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mantida desde 1999, essa revista se consolidou como um espaço referência de publicação na área, de língua portuguesa e espanhola, uma vez que os autores são de diversas regiões do País e da América Latina e Europa. Em 2003 a revista passou a integrar o Qualis da CAPES, o que garante a validade dos artigos publicados para fins de avaliação de programas de pós-graduação. Na recente avaliação, a Revista recebeu conceito Qualis A4 seguindo os parâmetros atuais de avaliação de periódicos. Nossos sinceros agradecimentos a todos (as) que tem contribuído de modo decisivo com o nosso trabalho. Equipe Editorial Saiba mais sobre REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental Amplia o seu Qualis.