Formação continuada dos professores dos anos finais do ensino fundamental à luz da Educação Ambiental

Autores

  • Keila Soares Universidade Ceuma - Uniceuma
  • Maria Raimunda Universidade Ceuma - Uniceuma
  • Wolia Gomes Universidade Ceuma - Uniceuma
  • Rita Mendonça Miranda Universidade Ceuma - Uniceuma

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i1.13581

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação ambiental, Educação básica

Resumo

As políticas públicas de Educação Ambiental fomentaram a organização dos currículos das instituições públicas e privadas para a realização de práticas ambientais transversais e permitiu a elaboração de documentos referentes à formação dos professores que atuam nos níveis de educação e modalidades de ensino. Destarte, realizou-se pesquisa quantitativa descritiva, com o objetivo de avaliar os processos de formação continuada na perspectiva da educação ambiental no município de Paulino Neves – MA. Aplicou-se questionário on-line, para 69 professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental. Os dados foram analisados e interpretados por meio do uso de software Prism 8.0. Evidencia-se por meio dos resultados a necessidade de elaboração de plano de formação à luz da educação ambiental.

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Biografia do Autor

Keila Soares, Universidade Ceuma - Uniceuma

Mestre em Meio Ambiente. Universidade Ceuma, Campus Renascença, São Luis-MA.

Maria Raimunda, Universidade Ceuma - Uniceuma

Doutora em Química Analítica/UFSC, Universidade Ceuma, Docente do Mestrado do Meio Ambiente.

Wolia Gomes, Universidade Ceuma - Uniceuma

Doutora em Engenharia de Processos/UFCG, Docente do Mestrado do Meio Ambiente – UNICEUMA.

Rita Mendonça Miranda, Universidade Ceuma - Uniceuma

Doutora em Biologia de Fungos/UFPE, Docente do Mestrado do Meio Ambiente – UNICEUMA.

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Publicado

2024-04-15

Como Citar

Veras Soares Silva, K. M., Chagas Silva, M. R., Costa Gomes, W., & Miranda, R. M. (2024). Formação continuada dos professores dos anos finais do ensino fundamental à luz da Educação Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(1), 297–316. https://doi.org/10.14295/remea.v41i1.13581