Aprendizagem em Educação Ambiental no contexto escolar:
a compreensão de estudantes do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v38i2.12410Palavras-chave:
Educação ambiental formal, experiências de aprendizagem, Cotidiano escolarResumo
Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado em Ensino sobre um trabalho de Educação Ambiental (EA) que vem sendo desenvolvido com discentes do Ensino Fundamental, desde junho de 2012, em uma escola municipal de Imperatriz-MA: o Projeto Bacuri Verde - Adote uma Árvore (PBV). Objetivou-se investigar a compreensão dos discentes participantes acerca da aprendizagem em EA. Em relação à metodologia, trata-se de uma abordagem qualitativa, aproximando-se de pressupostos de estudos multicasos. Foram envolvidos nove egressos e três ingressos do PBV, sendo no total 12 sujeitos voluntários participantes. Para a produção dos dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas e transcritas na íntegra. Os dados foram analisados seguindo a abordagem da Análise Textual Discursiva. Os resultados evidenciaram que as acepções sobre EA consideraram como referências as experiências vividas nas circunstâncias da caminhada e envolvimento com o PBV. Ficou compreendido que a EA é capaz de auxiliar os sujeitos a se conhecerem e a se conectarem melhor com o meio ambiente.
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