Aprendizagem em Educação Ambiental no contexto escolar:

a compreensão de estudantes do Ensino Fundamental

Autores

  • Geilson de Arruda Reis Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Suzana Feldens Schwertner Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i2.12410

Palavras-chave:

Educação ambiental formal, experiências de aprendizagem, Cotidiano escolar

Resumo

Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado em Ensino sobre um trabalho de Educação Ambiental (EA) que vem sendo desenvolvido com discentes do Ensino Fundamental, desde junho de 2012, em uma escola municipal de Imperatriz-MA: o Projeto Bacuri Verde - Adote uma Árvore (PBV). Objetivou-se investigar a compreensão dos discentes participantes acerca da aprendizagem em EA. Em relação à metodologia, trata-se de uma abordagem qualitativa, aproximando-se de pressupostos de estudos multicasos. Foram envolvidos nove egressos e três ingressos do PBV, sendo no total 12 sujeitos voluntários participantes. Para a produção dos dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas e transcritas na íntegra. Os dados foram analisados seguindo a abordagem da Análise Textual Discursiva. Os resultados evidenciaram que as acepções sobre EA consideraram como referências as experiências vividas nas circunstâncias da caminhada e envolvimento com o PBV. Ficou compreendido que a EA é capaz de auxiliar os sujeitos a se conhecerem e a se conectarem melhor com o meio ambiente.

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Biografia do Autor

Geilson de Arruda Reis, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutorando em Ensino do PPGEnsino na Universidade do Vale do Taquari-Univates. Mestre em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari-Univates. Graduado em Geografia e Pedagogia. Especialista em Metodologia do Ensino da Geografia Aplicada ao Planejamento Ambiental; Educação em Direitos Humanos; Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Foi professor do componente curricular de Geografia e área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Ensino Médio EBEP e EMIEP na Escola Marly Sarney-SESI por mais de 12 anos. Atualmente está lotado no Departamento Pedagógico/Setor Anos Finais da Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz/Semed, atuando como técnico e professor formador na rede. Atuante em projetos de Educação Ambiental. Membro Titular representando a Semed no Conselho Municipal de Meio Ambiente de Imperatriz-MA para o biênio 2019/2021. É integrante do grupo de pesquisa "Currículo, Espaço e Movimento" (CNPq) vinculado ao PPGEnsino. No turno vespertino trabalha na área da Educação Inclusiva, como professor de Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncional no Departamento Municipal de Educação Inclusiva DEMEI Gusmão, na Rede de Ensino do município de Davinópolis-MA.

Suzana Feldens Schwertner, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), com período de doutorado sanduíche na Arizona State University (ASU), Estados Unidos. Pós-Doutorado em Educação pela UFRGS (2011). Atualmente, é professora do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Taquari - Univates e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Univates, nas linhas de pesquisa Ciência, Sociedade e Ensino; Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa do Diretório CNPq: Juventudes, Imagem e Educação. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento

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Publicado

2021-08-20

Como Citar

de Arruda Reis, G., & Feldens Schwertner, S. . (2021). Aprendizagem em Educação Ambiental no contexto escolar:: a compreensão de estudantes do Ensino Fundamental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(2), 217–244. https://doi.org/10.14295/remea.v38i2.12410