Aprendizaje en Educación Ambiental en el contexto escolar: la comprensión de estudiantes de Enseñanza Primaria

a compreensão de estudantes do Ensino Fundamental

Autores/as

  • Geilson de Arruda Reis Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Suzana Feldens Schwertner Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i2.12410

Palabras clave:

Educación ambiental formal, experiencias de aprendizaje, rutina escolar

Resumen

Este trabajo es un recorte de una tesis de máster en Enseñanza acerca de un proyecto de Educación Ambiental (EA) que viene siendo desarrollado con estudiantes de Enseñanza Primaria, desde junio de 2012, en una escuela municipal de Imperatriz-MA: el Projeto Bacuri Verde - Adote uma Árvore (PBV). Se buscó investigar la comprensión de los estudiantes participantes acerca del aprendizaje en EA. En relación a la metodología, se trata de un abordaje cualitativo, acercándose de presupuestos de estudios multicasos. Se involucraron nueve egresados y tres principiantes del PBV, en un total de 12 sujetos voluntarios participantes. Para producción de datos se utilizaron entrevistas semi estructuradas, que fueron grabadas y transcritas en su totalidad. Se analizaron los datos según el abordaje del Análisis Textual Discursivo. Los resultados evidenciaron que las acepciones sobre EA consideraron como referencias las experiencias vividas en las circunstancias de la caminada y del envolvimiento con el PBV. Se comprendió que la EA puede auxiliar los sujetos a mejor conocerse y conectarse con el medio ambiente.

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Biografía del autor/a

Geilson de Arruda Reis, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutorando em Ensino do PPGEnsino na Universidade do Vale do Taquari-Univates. Mestre em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari-Univates. Graduado em Geografia e Pedagogia. Especialista em Metodologia do Ensino da Geografia Aplicada ao Planejamento Ambiental; Educação em Direitos Humanos; Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Foi professor do componente curricular de Geografia e área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Ensino Médio EBEP e EMIEP na Escola Marly Sarney-SESI por mais de 12 anos. Atualmente está lotado no Departamento Pedagógico/Setor Anos Finais da Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz/Semed, atuando como técnico e professor formador na rede. Atuante em projetos de Educação Ambiental. Membro Titular representando a Semed no Conselho Municipal de Meio Ambiente de Imperatriz-MA para o biênio 2019/2021. É integrante do grupo de pesquisa "Currículo, Espaço e Movimento" (CNPq) vinculado ao PPGEnsino. No turno vespertino trabalha na área da Educação Inclusiva, como professor de Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncional no Departamento Municipal de Educação Inclusiva DEMEI Gusmão, na Rede de Ensino do município de Davinópolis-MA.

Suzana Feldens Schwertner, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), com período de doutorado sanduíche na Arizona State University (ASU), Estados Unidos. Pós-Doutorado em Educação pela UFRGS (2011). Atualmente, é professora do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Taquari - Univates e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Univates, nas linhas de pesquisa Ciência, Sociedade e Ensino; Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa do Diretório CNPq: Juventudes, Imagem e Educação. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento

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Publicado

2021-08-20

Cómo citar

de Arruda Reis, G., & Feldens Schwertner, S. . (2021). Aprendizaje en Educación Ambiental en el contexto escolar: la comprensión de estudiantes de Enseñanza Primaria: a compreensão de estudantes do Ensino Fundamental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(2), 217–244. https://doi.org/10.14295/remea.v38i2.12410