Educação Ambiental, estudo do meio e internalização do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.11616

Palavras-chave:

Educação ambiental, Socioconstrutivismo, Sujeito ecológico

Resumo

Neste artigo buscamos pensar a educação ambiental como um processo de ensino e aprendizagem voltado para conscientização social perante a crise ambiental. Tendo como pano de fundo uma crítica da modernidade no qual reconhecemos a mesma como momento histórico de aprofundamento do crescimento econômico e transformação da natureza em valor de troca, propomos uma educação ambiental crítica na perspectiva da construção do conhecimento. Apresentamos um levantamento teórico sobre o processo de internalização do conhecimento, culminando na metodologia pedagógica do estudo do meio. Assim, traçamos uma proposta socioconstrutivista que visa contribuir com a apropriação do conhecimento por parte dos estudantes, no caminho da formação humana de sujeitos ecológicos em luta pela cidadania e justiça ambiental.

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Biografia do Autor

Rodrigo José de Góis Queiroz, Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará.

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Queiroz, R. J. de G. (2020). Educação Ambiental, estudo do meio e internalização do conhecimento. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(4), 44–60. https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.11616