Educação Ambiental, estudo do meio e internalização do conhecimento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.11616

Palabras clave:

Educação ambiental, Socioconstrutivismo, Sujeito ecológico

Resumen

Neste artigo buscamos pensar a educação ambiental como um processo de ensino e aprendizagem voltado para conscientização social perante a crise ambiental. Tendo como pano de fundo uma crítica da modernidade no qual reconhecemos a mesma como momento histórico de aprofundamento do crescimento econômico e transformação da natureza em valor de troca, propomos uma educação ambiental crítica na perspectiva da construção do conhecimento. Apresentamos um levantamento teórico sobre o processo de internalização do conhecimento, culminando na metodologia pedagógica do estudo do meio. Assim, traçamos uma proposta socioconstrutivista que visa contribuir com a apropriação do conhecimento por parte dos estudantes, no caminho da formação humana de sujeitos ecológicos em luta pela cidadania e justiça ambiental.

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Biografía del autor/a

Rodrigo José de Góis Queiroz, Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará.

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará.

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Publicado

2020-12-18

Cómo citar

Queiroz, R. J. de G. (2020). Educação Ambiental, estudo do meio e internalização do conhecimento. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(4), 44–60. https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.11616