A educação ambiental no contexto de emergência climática:
adaptação e validação do instrumento RESCLIMA para pesquisas no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15728Palavras-chave:
Escala Likert, Estudantes, Questionário.Resumo
Este artigo trata da educação ambiental em um contexto de emergência climática e descreve o processo de adaptação e validação de um instrumento de pesquisa elaborado pelo Projeto RESCLIMA para pesquisas no contexto do Ensino Médio no Brasil. A validação envolveu uma análise semântica realizada por professores mestres e doutores, juntamente com um teste piloto com alunos de três colégios estaduais. As sugestões dos avaliadores foram analisadas e incorporadas ao instrumento, abordando questões específicas relacionadas ao contexto brasileiro. Dada a relevância das representações sociais sobre a emergência climática para orientar políticas públicas e desenvolver práticas de comunicação e educação ambiental mais efetivas, é fundamental investigar como elas estão sendo compartilhadas entre alunos do Ensino Médio. Neste estudo, o processo de validação evidenciou a consistência do questionário para entender como essas representações estão sendo construídas nesse grupo populacional e seu potencial para orientar estratégias pedagógicas educacionais mais sólidas para responder ao problema.
Downloads
Referências
BOYES, E.;CHUCKRAN, D.; STANISSTREET, M. How do high school students perceive global climatic change: What are its manifestations? What are its origins? What corrective action can be taken? Journal of Science Education and Technology, v. 2, s/n, p. 541–557, 1993. https://doi.org/10.1007/BF00695323
BRASIL. Lei n. 9795 - 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental. Política Nacional de Educação Ambiental, 1999. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em 08 setembro 2020.
BRASIL. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Disponível em http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf. Acesso em 08 setembro 2020.
CALIXTO-FLORES, R.; TERRÓN-AMIGÓN, E. Las emociones en las representaciones sociales del cambio climático. Educar em Revista, v. 34, n. 68, p. 217-233, 2018.
CANU, M.; DUQUE, M. Sobre El Coeficiente Alpha De Cronbach Y Su Interpretación En La Evaluación Educativa. In: Encuentro Internacional de Educación en Engeniería. Anais... Encuentro Internacional de Educación en Engeniería. Cartagena, Colombia. 2017, 1-10p.
CRONBACH, L. J. Coefficient alpha and the internal structure of tests. Psychometrika, Greensboro, v. 16, n. 3, p. 297-334, 1951.
GARCÍA-VINUESA, A. La representación social del cambio climático en la educación secundaria no obligatoria. Una búsqueda de claves socioeducativas entre la alfabetización climática (ac) y la educación para el cambio climático (EPCC). 2021. 563f. Tese (Doutorado Internacional de la Universidad de Santiago de Compostela - Programa de Doctorado en Educación) - Universidad de Santiago de Compostela, Espanha, 2021.
GARCÍA-VINUESA, A., MEIRA-CARTEA, P. A; CARIDE GÓMEZ, J. A.; BACHIORRI, A. El cambio climático en la educación secundaria: conocimientos, creencias y percepciones. Enseñanza de las Ciencias, v. 40, n. 2, p. 1-23, 2022.
GARCÍA-VINUESA, A.; RUI MUCOVA, S.A.; AZEITEIRO, U.M.;MEIRA-CARTEA, P. A.; PEREIRA, M. Mozambican students’ knowledge and perceptions about climate change: an exploratory study in Pemba City. International Research in Geographical and Environmental Education, v. 31, n. 1, p. 5-21, 2020.
GARCÍA-VINUESA, A.; CARVALHO, S.; MEIRA-CARTEA, P. A.; AZEITEIRO, U. M. Assessing climate knowledge and perceptions among adolescents. An exploratory study in Portugal. The Journal of Educational Research, v. 1, n. 1, p. 1-12, 2021.
GARCÍA-VINUESA, A.; MEIRA-CARTEA, P. A. Caracterización de la investigación educativa sobre el cambio climático y los estudiantes de educación secundaria. RevistaMexicana de Investigación Educativa, v. 24, n. 81, 507-535, 2019.
GARCÍA-VINUESA, A.; MEIRA-CARTEA, P. A.; CARIDE-GÓMEZ, J. A.; IGLESIAS DA CUNHA, M. L. La representación del cambio climático en la universidad: valoraciones y creencias del alumnado. Educ. Pesqui., v. 46, p. 1-20, 2020.
GONZÁLEZ-GAUDIANO, E., MEIRA-CARTEA, P. A.; GUTIÉRREZ-PÉREZ, J. ¿Cómo educar sobre la complejidad de la crisis climática? Hacia un currículum de emergencia. Revista Mexicana de Investigación Educativa, v. 25, n. 87, p. 843-872, 2020.
GONZÁLEZ-GAUDIANO, E.; MEIRA-CARTEA, P. A. Educación para el cambio climático: ¿Educar sobre el clima o para el cambio? Perfiles Educativos, v. 42, n. 168, p. 1-18, 2020.
IPCC. Summary for policymakers. Climate Change 2022: Impacts, Adaptation and Vulnerability. Contribution of Working Group II to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change, 2022.
LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, v. 22, n. 140, p. 44-53, 1932.
MAGALHÃES-JÚNIOR, C. A. O.; CORAZZA, M. J. ; KIOURANIS, N. M. M.; PANSERA-DE-ARAUJO, M. C.; OLIVEIRA, A. L. ; MARICATO, F. E. ; SCHNAIDER, E. M. ; ORTIZ, A. J. ; CARMO, T. ; LEITE, J. C. ; ARAUJO, J. L. D. ; RANGEL, M. ; GIMENES, E. ; CARVALHO, G. S. Concepções e representações sociais de professores sobre a sua formação inicial: construção e validação de um questionário. Ensaio: Pesquisa Em Educação Em Ciências, v. 22, p. 1-35, 2020.
MAIA, J. S. S. Educação ambiental crítica e formação de professores. Curitiba/PR: Appris, 2015.
MAROCO, J.; GARCIA-MARQUES, T. Qual a fiabilidade do alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas? Laboratório de Psicologia, v. 4, n. 1, p. 65-90, 2006.
MEIRA-CARTEA, P. A. Problemas ambientales globales y educación ambiental: Una aproximación desde las representaciones sociales del cambio climático. Integra Educativa, v. 6, n. 3, p. 29-64, 2013.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento científico: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª edição. São Paulo: Hucitec; 2014. 407p.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: Investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes. 2013.
RIPPLE, W. J., WOLF, C., NEWSOME, T. M., BARNARD, P., MOOMAW, W. R. World scientists' warning of a climate emergency. BioScience, v. 70, p. 8-12, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.