A educação ambiental no contexto de emergência climática:

adaptação e validação do instrumento RESCLIMA para pesquisas no Ensino Médio

Autores

  • Anderson de Souza Moser Universidade Federal do Paraná
  • Marilia Andrade Torales Campos Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-4026-6239
  • Pablo Angel Meira Cartea Universidade de Santiago de Compostela

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15728

Palavras-chave:

Escala Likert, Estudantes, Questionário.

Resumo

Este artigo trata da educação ambiental em um contexto de emergência climática e descreve o processo de adaptação e validação de um instrumento de pesquisa elaborado pelo Projeto RESCLIMA para pesquisas no contexto do Ensino Médio no Brasil. A validação envolveu uma análise semântica realizada por professores mestres e doutores, juntamente com um teste piloto com alunos de três colégios estaduais. As sugestões dos avaliadores foram analisadas e incorporadas ao instrumento, abordando questões específicas relacionadas ao contexto brasileiro. Dada a relevância das representações sociais sobre a emergência climática para orientar políticas públicas e desenvolver práticas de comunicação e educação ambiental mais efetivas, é fundamental investigar como elas estão sendo compartilhadas entre alunos do Ensino Médio. Neste estudo, o processo de validação evidenciou a consistência do questionário para entender como essas representações estão sendo construídas nesse grupo populacional e seu potencial para orientar estratégias pedagógicas educacionais mais sólidas para responder ao problema.

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Biografia do Autor

Anderson de Souza Moser, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Ciências Biológicas licenciatura pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2017) e  mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2020). Pós-graduando em Educação, nível de doutorado, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2020-Atual) e professor de Biologia da Educação Básica. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental e Ensino de Ciências e de Biologia. 

Marilia Andrade Torales Campos, Universidade Federal do Paraná

Professora Associada da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista produtividade PQ2-CNPq. DOUTORA em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela-Espanha (2006).  Autora de livros, artigos, capítulos de livros e resumos no campo da Educação Ambiental e das políticas de formação de professores.

Pablo Angel Meira Cartea, Universidade de Santiago de Compostela

Doutor em Ciências da Educação. Professor pesquisador da Universidade de Santiago de Compostela -Espanha. Membro do Grupo de Investigación en Pedagoxía Social e Educación Ambiental (SEPA)

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

de Souza Moser, A., Andrade Torales Campos, M. ., & Angel Meira Cartea, P. (2023). A educação ambiental no contexto de emergência climática:: adaptação e validação do instrumento RESCLIMA para pesquisas no Ensino Médio . REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(3), 300–317. https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15728