Educação pública como máquina de guerra: notas para um embate em curso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11086

Palavras-chave:

Educação pública. Imagens de resistência. Máquina de guerra.

Resumo

Com o objetivo de apontar os enfrentamentos realizados a partir das escolas contra a máquina de guerra capitalista neoliberal, este artigo propõe discutir a educação pública como máquina de guerra insurrecional. Parte do princípio de que o capitalismo atual faz circular uma série de imagens negativas sobre a educação pública e os movimentos políticos de professores e estudantes. Para tanto, metodologicamente, a pesquisa foi realizada com professores de uma escola de ensino fundamental, em dois momentos: pesquisa pelos professores de imagens na Internet sobre os movimentos de maio de 2019; e estabelecimento de redes de conversações nas quais os professores problematizaram o campo de forças que atravessa o plano de imanência do cotidiano das escolas públicas no Brasil atual.

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Biografia do Autor

Janete Magallhães Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-doutora em Currículo e Cotidiano Escolar pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Sociologia da Vida Cotidiana pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Doutora em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Líder dos grupos de pesquisa: "Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos" e "Formação de professores e práticas pedagógicas". Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão Com-Versações em Currículos, Culturas, Linguagens e Formação de Professores. Professora Titular do Departamento de Educação, Política e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Áreas de atuação: Currículo; Formação de Professores; Teoria do Conhecimento; Cotidiano escolar.

Steferson Zanoni Roseiro, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Rede Municipal de Ensino de Cariacica/ES

Professor da Rede Municipal de Ensino de Cariacica/ES, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e membro do comitê editorial do periódico Pró-Discente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Licenciado em Pedagogia e membro dos grupos de pesquisa "Currículos, Culturas, Linguagens e Formação de Professores", "Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades", tenho interesse nas discussões em biopolítica e em suas implicações na educação e nos processos de produção de corpos, sendo essas pela ótica da escola, do cinema, das sexualidades ou dos currículos.

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

Carvalho, J. M., & Roseiro, S. Z. (2020). Educação pública como máquina de guerra: notas para um embate em curso. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(2), 127–151. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11086

Edição

Seção

Dossiê IMAGENS: RESISTÊNCIAS E CRIAÇÕES COTIDIANAS (FIM)