EDUCAÇÃO AMBIENTAL: IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO EFETIVA DA ESCOLA E DO DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS NESTA ÁREA

Autores

  • Maria da Penha de Queiroz Almeida Faculdade de Viçosa – FDV, Viçosa, Minas Gerais.
  • Carmem Inez de Oliveira Faculdade de Viçosa – FDV, Viçosa, Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3309

Palavras-chave:

educação ambiental, meio ambiente, Programa Semeando.

Resumo

Esta pesquisa aborda a Educação Ambiental na escola, a partir da análise do impacto do Programa Semeando – Fase Solo, numa escola da rede municipal de Viçosa/MG. Buscou-se compreender o significado deste Programa bem como seus objetivos e resultados, visto que a necessidade de preservação do meio ambiente está se tornando cada vez mais uma questão de sobrevivência. A escola tem sua parcela de responsabilidade na promoção da educação ambiental e, como é um local de produção e construção de conhecimentos, torna-se espaço privilegiado para realizá-la. O Programa Semeando trouxe conhecimentos relativos à importância da preservação ambiental para a comunidade escolar analisada. Por meio dele, discutiu-se a valorização do solo e sua importância para a vida na terra. Percebeu-se a preocupação dos alunos com a conservação ambiental e a visão crítica dos problemas atuais causados pelo homem ao meio ambiente. Isso se refletiu no comportamento destes alunos com relação ao lixo e à limpeza da sala, da escola e do bairro.

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Biografia do Autor

Maria da Penha de Queiroz Almeida, Faculdade de Viçosa – FDV, Viçosa, Minas Gerais.

Graduada em Normal Superior pela Faculdade de Viçosa – FDV, CEP 36570-000 - Viçosa – Minas Gerais – Brasil, e Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Viçosa/MG.

Carmem Inez de Oliveira, Faculdade de Viçosa – FDV, Viçosa, Minas Gerais.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa e Professora da Faculdade de Viçosa – em Viçosa/MG.

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Publicado

2013-02-12

Como Citar

Almeida, M. da P. de Q., & Oliveira, C. I. de. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL: IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO EFETIVA DA ESCOLA E DO DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS NESTA ÁREA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 18. https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3309