Educação ambiental e agroecologia

uma proposta para o entrelaçar de saberes nas escolas rurais do município de Castanhal- PA

Autores

  • Suellen Lemes Freire Santos Instituto Federal do Pará-IFPA
  • Romier da Paixão Sousa Instituto Federal do Pará-IFPA
  • Cícero Paulo Ferreira Instituto Federal do Pará-IFPA

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i1.12210

Palavras-chave:

Educação do campo, Educação ambiental, Agroecologia

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um ensaio de formação em educação ambiental com enfoque agroecológico, e refletir sobre a construção de um projeto de extensão em educação ambiental aplicado ao espaço escolar a partir da comunidade local, visando a construção de uma proposta pedagógica para as escolas do campo. O caminho metodológico iniciou com a pesquisa bibliográfica e exploratória, seguindo pela pesquisa de campo. Como resultado, foi observado que a proximidade e interação entre a instituição de formação profissional e tecnológica, as escolas rurais e a comunidade local possibilitam novos olhares e significados para o espaço rural, como também, dinamiza o fazer pedagógico a partir dos diálogos e das práticas de campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suellen Lemes Freire Santos, Instituto Federal do Pará-IFPA

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará- UFPA (2008), Especialização em Formação Docente para a Atuação em Educação a Distância pela Escola Superior Aberta do Brasil- ESAB (2013), Mestrado em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares (PPDRGEA) pelo Instituto Federal do Pará -IFPA (2018). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental e educação do campo. Participa do Núcleo de Estudo em Educação e Agroecologia na Amazônia (NEA). Atualmente é servidor pública no Instituto Federal do Pará (IFPA).

Romier da Paixão Sousa, Instituto Federal do Pará-IFPA

Doutor em Estudios Medioambientales pela Universidad Pablo de Olavide , Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Campus Castanhal, Professor Permanente do Programa de Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares, Instituto Federal do Pará, Castanhal, Pará.

Cícero Paulo Ferreira, Instituto Federal do Pará-IFPA

Doutor em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia. Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Campus Castanhal, Professor Permanente do Programa de Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares, Instituto Federal do Pará, Castanhal, Pará.

Referências

ALMEIDA AGUIAR, Maria Virginia et al. PRINCÍPIOS E DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 1, june 2016. ISSN 2236-7934. Disponível em: <http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/20800>. Acesso em: 05 mar. 2021.

ARAÚJO, Maria Isabel et al. Ajuri agroflorestal como prática de educação ambiental. In: Embrapa Amazônia Ocidental-Artigo em anais de congresso (ALICE). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 9., 2015, Belém, PA. Resumos... Cadernos de Agroecologia, v. 10, n. 3, 2015., 2016.

AZEVEDO, Hueliton Pereira; COSTA, Marcell Nóvoa; DA PAIXÃO SOUSA, Romier. 15173-Vestindo a camisa da Agroecologia: a produção de novidades por agricultores na Amazônia paraense. Cadernos de Agroecologia, v. 8, n. 2, 2013.

BATISTA, Maria Grings et al. NEA Castanhal: entre avanços e desafios - uma proposta transdisciplinar de Educação em Agroecologia na Amazônia Paraense. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 12, n. 1, july 2017. ISSN 2236-7934. Disponível em: http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/22381 Acesso em: 10 jan. 2018.

BORGES, Heloisa da Silva; SILVA, Helena Borges. A educação do campo e a organização do trabalho pedagógico. In: GHEDIN, Evandro org. Educação do campo: epistemologias e práticas. São Paulo: Cortez, 2012.

BRASIL, Vitor Pedroso; GARCIA, Narjara Mendes; TAVARES, Elen Machado. Olhar ecológico e percepções dos jovens sobre lugar, fatores de risco e proteção social. Série-Estudos-Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, v. 21, n. 42, p. 147-166, 2016. Disponível em: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/view/985 Acesso em: 02/02/2018.

BRASIL. Plano de Desenvolvimento Institucional do IFPA 2014-2018 (PDI). Revisado em 2017a. Disponível em: http://prodin.ifpa.edu.br/pdi/1308-pdi/file . Acesso em: 28/12/2017.

CAPORAL, Francisco Roberto et al. Agroecologia: uma nova ciência para apoiar a transição a agriculturas mais sustentáveis. Brasília: MDA/SAF, 2009.

CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental crítica: nomes e endereçamentos da educação. In: LAYRARGUES, P. P.(Coord.). Identidades da Educação Ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. p. 13-24. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/sdi/ea/og/pog/arqs/livro_ieab.pdf Acesso em: 30/06/2016.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

CAVALCANTE, Antônio Elson Cunha. Extensão tecnológica no uso de resíduos orgânicos: sua transformação em adubo para sustentabilidade da agropecuária no Município de Irituia, Pará. Dissertação de mestrado. IFPA, 2015. 167 f.

CORRÊA, Darlena Caroline da Cruz; ALVINO, Ednara da Costa Sampaio; ROSAL, Louise Ferreira. 14021-Processo de conversão da olericultura convencional para a de base ecológica no IFPA Campus Castanhal–um estudo de caso. Cadernos de Agroecologia–ISSN, v. 8, n. 2, p. 1, 2013.

COSTA, Carlos Antônio Gonçalves; SOUZA, José Thyago Aires; PEREIRA, Daniel Duarte. Horta escolar: alternativa para promover educação ambiental e desenvolvimento sustentável no Cariri Paraibano. Polêmica, v. 15, n. 3, p. 001-009, 2015. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/view/19350 . Acesso em: 01/02/2018.

COSTA, Joanne Régis; SILVA, Adriana Morais; SOARES, José Edison Carvalho. Educação Ambiental para a adequação de pequenas propriedades agrícolas. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 12, n. 2, p. 96-101, 2017. Disponível em: http://www.sbecotur.org.br/revbea/index.php/revbea/article/view/4888 Acesso em: 01/02/2018.

CRUZ, Carlos Renilton Freitas. Trabalho e educação no meio rural da Amazônia: a família e a escola como agentes formadores. Tese de doutorado. Universidade do Minho, 2010.

DALMÁS, Ângelo. Planejamento participativo na escola: elaboração, acompanhamento e avaliação. 18 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

FOLLMANN, José Ivo. Dialogando com os Conceitos de Transdisciplinaridade e de Extensão Universitária: caminhos para o futuro das instituições educacionais. Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis, v. 11, n. 1, p. 23-42, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/interthesis/article/view/33920 Acesso em: 12/01/2018

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

GLIESSMAN, Stephen R. AGROECOLOGIA, R. Processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: PGDR/UFRGS, 2005.

GUIMARÃES, Mauro. POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA SOCIEDADE ATUAL. Revista Margens Interdisciplinar, v. 7, n. 9, p. 11-22, 2016.

JACOB, Luciana Buainain. Agroecologia na universidade: entre vozes e silenciamentos. Appris Editora e Livraria Eireli-ME, 2016.

JACOBI, Pedro Roberto et al. A função social da educação ambiental nas práticas colaborativas: participação e engajamento. Cadernos Cedes, v. 29, n. 77, p. 63-79, 2009. Disponível em: http://www.producao.usp.br/handle/BDPI/6416 Acesso em: 12/01/2018.

KRETZER, Stéfano Gomes et al. Educação ambiental em gestão de resíduos e uso de biodigestor em escola pública de Florianópolis. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, v. 12, n. 19, p. 2-13, out. 2015. ISSN 1807-0221. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2015v12n19p2/30461. Acesso em: 04 jan. 2018.

LEFF, E. Ecologia, capital e cultura: a territorialização da racionalidade ambiental. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

LEFF, Enrique. Aventuras da epistemologia ambiental: da articulação das ciências ao diálogo de saberes. Tradução de Silvana Cobuci Leite.- São Paulo: Cortez, 2012.

LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Tradução de Lúcia Mathilde Endlich Orth. 11. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

LEFF, Enrique. A complexidade ambiental. Tradução de Eliete Wolff. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

LEÓN, Daniel Alfonso et al. Comunicação e Agroecologia: a experiência da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 11, n. 1, june 2016. ISSN 2236-7934. Disponível em: http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/20816. Acesso em: 01/02/ 2018.

LIMA, Gleice Prado. Educação ambiental crítica: da concepção à prática. Revista Sergipana de Educação Ambiental, v. 1, n. 2, p. 33-54, 2015.

MAIA, Nayane Jaqueline Costa. Níveis de N, C, MO e P incorporados pelo esterco de gado na compostagem e na horta orgânica no IFPA–Campus Castanhal, Pará. Cadernos de Agroecologia, v. 10, n. 3, 2016.

MARQUES, Ronualdo et al. Compostagem como ferramenta de aprendizagem para promover a educação ambiental no ensino de ciências. Anais do 8º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos. Curitiba, 2017. Disponível em: http://www.institutoventuri.org.br/ojs/index.php/firs/article/view/348/251. Acesso em: 04/01/2018.

MOLINA, Mônica Castagna; DE ABREU FREITAS, Helana Célia. Avanços e desafios na construção da Educação do Campo. Em Aberto, v. 24, n. 85, 2011.

MONTEIRO, F. Aprendizagem social e educação para a sustentabilidade. In: JACOBI, P. R. et al. Educação e sustentabilidade: caminhos e práticas para uma educação transformadora. São Paulo: Evoluir cultural, 2009.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. - 8a ed. -Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o projeto político pedagógico da escola. 8 ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2008 (Guia da escola cidadã: vol 07).

PAULUS, Gervásio; MULLER, André M.; BARCELLOS, Luiz Antônio Rocha. Agroecologia aplicada: práticas e métodos para uma agricultura de base ecológica. Porto Alegre: EMATER-RS, 2000.

PEREIRA, Lúcio Alves; SANTOS, Roseli Bernardo Silva. Uma experiência na educação do campo: o enfoque materialista histórico-dialético em sala de aula. In: GHEDIN, Evandro org. Educação do campo: epistemologias e práticas. São Paulo: Cortez, 2012.

PINTO, J. B. G. Metodologia, teoria do conhecimento e Pesquisa-ação. Org. DUQUE-ARRAZOLA, L. S; THIOLLENT, M. J. M. Belém: UFPA, Instituto de ciências sociais aplicadas, 2014. 347p.

REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2014 (Coleção primeiros passos; 292).

RODRIGUES, Ana Raquel de Souza. Educação ambiental em tempos de transição paradigmática: entrelaçando saberes “disciplinados”. Ciência & Educação (Bauru), v. 20, n. 1, p. 195-206, Mar. 2014. Disponível em: artigo 11 ana raquel.pmd (scielo.br) Acesso em: 01/04/2021.

SANTOS, Boaventura de Sousa et al. As Epistemologias do Sul num mundo fora do mapa. Sociologias, Porto Alegre, ano 18, n. 43, set/dez 2016, p. 14-23. Disponível em: https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/32989/1/As%20Epistemologias%20do%20Sul%20num%20mundo%20fora%20do%20mapa.pdf Acesso em: 11/01/2018.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos estudos-CEBRAP, n. 79, p. 71-94, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-33002007000300004&script=sci_arttext Acesso em: 12/01/2018.

SAUVÉ, Lucie. Viver juntos em nossa Terra: Desafios contemporâneos da educação ambiental. Revista Contrapontos, v. 16, n. 2, p. 288-299, 2016.

SILVA, M. A. et al. Compostagem: experimentação problematizadora e recurso interdisciplinar no ensino de química. Química Nova na Escola, v. 37, n. 1, p. 71-81, 2015. Disponível em: http://www.qnesc.sbq.org.br/online/qnesc37_1/12-EEQ-38-14.pdf Acesso em: 04/01/2018.

SOUSA, Romier da Paixão. Agroecologia e educação do campo: desafios da institucionalização no Brasil. Educação & Sociedade, v. 38, n. 140, 2017.

SOUSA, Romier da Paixão. Educación profesional y sabidurías de los jóvenes campesinos en la Amazonía: una reflexión desde la Agroecología Política. Tese de doutorado. Sevilla: UPO, 2015. 350p.

TRAJBER, Rachel; SATO, Michèle. Escolas sustentáveis: incubadoras de transformações nas comunidades. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, 2010.

VALADARES, Alexandre Arbex et al. Os significados da permanência no campo: Vozes da juventude rural organizada. Dimensões da Experiência Juvenil Brasileira e Novos Desafios às Políticas Públicas, p. 59, 2016. Disponível em: http://www.uff.br/observatoriojovem/sites/default/files/documentos/ipea_160513_livro_dimensoes.pdf#page=61 Acesso em: 01/02/2018.

Downloads

Publicado

2021-04-23

Como Citar

Santos, S. L. F., Sousa, R. da P., & Ferreira, C. P. (2021). Educação ambiental e agroecologia: uma proposta para o entrelaçar de saberes nas escolas rurais do município de Castanhal- PA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(1), 244–265. https://doi.org/10.14295/remea.v38i1.12210