PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO DISTRITO DE PIRAPORÃ – MS
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2834Palavras-chave:
Educação Ambiental. Meio Ambiente. Representações.Resumo
A Educação Ambiental na escola deve propiciar aos alunos a construção de uma consciência global e as ferramentas necessárias para assumirem posições referentes à proteção do meio. Eles devem conferir significado sobre a questão ambiental a partir da compreensão dos problemas que afetam sua vida e sua comunidade escolar. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo verificar como os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Olívia Paula, situada no distrito de Piraporã, MS, compreendem o significado de Meio Ambiente e reconhecem os problemas ambientais locais e sua responsabilidade com a conservação do meio em que vive. A pesquisa foi realizada em agosto de 2008 e para a coleta de dados foi aplicado um questionário. Pôde-se perceber que os alunos possuem um conceito de meio ambiente como sinônimo de natureza, onde o ser humano não faz parte deste meio, sendo visto como causador e, ao mesmo tempo, solucionador dos problemas ambientais. Nesse contexto, para que os alunos possam compreender a complexidade e a amplitude das questões ambientais é fundamental oferecer-lhes uma visão contextualizada, o que inclui, além do ambiente físico, as suas condições sociais e culturaisDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-09-25
Como Citar
Gregorini, T., & Missirian, G. L. B. (2012). PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO DISTRITO DE PIRAPORÃ – MS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 22. https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2834
Edição
Seção
Artigos