A Temática Ambiental e o Processo Educativo nas pesquisas do grupo Ágora:
uma trajetória de três décadas
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13449Palavras-chave:
Grupo de Pesquisa, Educação ambiental, dimensão políticaResumo
O texto traz um relato da trajetória e apresenta o panorama da produção do grupo de pesquisa Ágora, em três décadas de participação no debate sobre significados e sentidos construídos sobre a relação entre o processo educativo e a temática ambiental. Foram produzidos estudos sobre práticas pedagógicas, concepções e representações de natureza e meio ambiente, bem como análises e proposições no subcampo das políticas públicas para a EA. O grupo tem desenvolvido projetos de pesquisa do tipo Estado da Arte, analisando a produção acadêmica em Educação Ambiental (EA). Os trabalhos têm enfatizado o significado do processo educativo como prática social, e a Educação Ambiental como prática de construção de sociedades democráticas. As análises da produção de pesquisa em EA denotam a centralidade da dimensão política nas práticas pedagógicas e nas práticas de produção de conhecimentos no campo.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. O problema dos gêneros discursivos. In: Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BONOTTO, Dalva Maria Bianchini; SANTANA, Luiz Carlos; CARVALHO, Luiz Marcelo de; CAVALARI, Rosa Maria Feiteiro. Grupo de Pesquisa “A temática ambiental e o processo educativo”: concepções e práticas. Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 14, n. 2, p.123-130, 2009.
BRASIL. Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999. Estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília: MMA, 1999. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=321>. Acesso em: 23 jun. 2018.
CARVALHO, Isabel Cristina Moura. A pesquisa em educação ambiental: perspectivas e enfrentamentos. Pesquisa em Educação Ambiental, Rio Claro, v. 15, n. 1, p. 39-50, 2020.
CARVALHO, Isabel Cristina Moura et al. Educação Ambiental Crítica: nomes e endereçamentos da educação. In: Philippe Pomier Layrargues (coord.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. p. 13-24.
CARVALHO, Luiz Marcelo de. A Temática ambiental e o processo educativo: dimensões e abordagens. In: CINQUETTI, H. S.; LOGAREZZI, A. (Orgs.). Consumo e resíduos – Fundamentos para o trabalho educativo. São Carlos: EdUFSCar, 2006. p. 19-27.
CARVALHO, Luiz Marcelo de. Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil: um campo em construção? 2015. 455 fls. Tese (Livre-Docência em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2015.
CARVALHO, Luiz Marcelo de; et al. A educação ambiental no Brasil: análise da produção acadêmica – teses e dissertações. CNPq: Relatório Científico. Rio Claro, UNESP – Rio Claro, UNICAMP, USP – Ribeirão Preto, 2016.
COMISSÃO ORGANIZADORA. Perspectivas da Educação Ambiental no cenário brasileiro atual. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 10, 2019, Aracajú. Anais. Aracaju: GEPEASE/UFS, 2019. s.p. Disponível em: <http://epea.tmp.br/epea2019_anais/welcome/>. Acesso em: 30 ago. 2021.
LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade e poder. Tradução de Lúcia Mathilde Endlich Orth. Petrópolis: Vozes, 2001.
LEFF, Enrique. Complexidade, Racionalidade Ambiental e Diálogo de Saberes. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 34, n.3, p. 17-23, 2009.
FERNANDES, José Artur Barroso (Org.). A avaliação da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e perspectivas futuras. In: ENCONTRO PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 8, 2015, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ/UFRRJ/UNIRIO/FFCLRP-USP, 2017. s.p. Disponível em: <http://epea.tmp.br/epea2015_anais/welcome/>. Acesso em: 30 ago. 2021.
FERNANDES, José Artur Barroso; PINTO, Vicente Paulo dos Santos; SOBRAL, Marcela de Marco (Orgs.). Políticas Públicas, Democracia e Práticas Educativas. In: ENCONTRO PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 9, 2017, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: UFJF /UFF/ FFCLRP-USP, 2017. s.p. Disponível em: <http://epea.tmp.br/epea2017_anais/welcome/>. Acesso em: 30 ago. 2021.
MARQUES, Luiz. Capitalismo e colapso ambiental. Campinas: Editora Unicamp, 2015.
RAYMUNDO, Maria Henriqueta Andrade et al. (Orgs). Avaliação e monitoramento de políticas públicas de educação ambiental no Brasil: transição para sociedades sustentáveis [recurso eletrônico] Piracicaba: MH-Ambiente Natural, 2019. p. 21-54.
REVISTA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL – REVPEA. Sobre. Rio Claro: UNESP, s.d. Disponível em:
<https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/about)>. Acesso em: 30 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.