A Temática Ambiental e o Processo Educativo nas pesquisas do grupo Ágora:

uma trajetória de três décadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13449

Palavras-chave:

Grupo de Pesquisa, Educação ambiental, dimensão política

Resumo

O texto traz um relato da trajetória e apresenta o panorama da produção do grupo de pesquisa Ágora, em três décadas de participação no debate sobre significados e sentidos construídos sobre a relação entre o processo educativo e a temática ambiental. Foram produzidos estudos sobre práticas pedagógicas, concepções e representações de natureza e meio ambiente, bem como análises e proposições no subcampo das políticas públicas para a EA. O grupo tem desenvolvido projetos de pesquisa do tipo Estado da Arte, analisando a produção acadêmica em Educação Ambiental (EA). Os trabalhos têm enfatizado o significado do processo educativo como prática social, e a Educação Ambiental como prática de construção de sociedades democráticas. As análises da produção de pesquisa em EA denotam a centralidade da dimensão política nas práticas pedagógicas e nas práticas de produção de conhecimentos no campo.

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Biografia do Autor

Maria Bernadete Sarti da Silva Carvalho, Univers Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). 

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

Carvalho, M. B. S. da S. (2021). A Temática Ambiental e o Processo Educativo nas pesquisas do grupo Ágora: : uma trajetória de três décadas. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(3), 354–371. https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13449