Ideologia e Consenso na Formação de Educadores: a Educação Ambiental em Foco
Ideology and Consensus in the Formation of Educators: the Environmental Education in Focus

Jéssica Nascimento Rodrigues, Carlos Frederico Bernardo Loureiro

Resumo


A crise socioambiental tem se intensificado. A EA Crítico-Transformadora emerge como um mecanismo de superação. Porém, uma EA Conservadora corrobora com a manutenção/reprodução desse padrão societário. A formação de educadores traz uma possibilidade concreta para constituir uma EA de tendência histórica. Objetivando refletir sobre essa formação, investigaram-se concepções de Meio Ambiente e EA e práticas educativas de um grupo de mestrandos em Educação. Aplicaram-se questionários no início do processo e realizaram-se entrevistas ao final. Partiu-se de estudo teórico do campo ambiental e das discussões sobre ideologia e consenso. Os educadores demonstraram, hegemonicamente, representações/práticas ideologizadas ao encontro das tendências natural e racional. A parcela que avançou para a tendência histórica compõe-se de mestrandos que, embora não tenham seus estudos focados na temática socioambiental, tem-nos no campo do materialismo histórico-dialético.

Palavras-chave


Educação Ambiental Crítico-Transformadora; Ideologia; Formação de Educadores.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v31i1.3668

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