Ideologia e Consenso na Formação de Educadores: a Educação Ambiental em Foco<BR>Ideology and Consensus in the Formation of Educators: the Environmental Education in Focus

Autores

  • Jéssica Nascimento Rodrigues Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Carlos Frederico Bernardo Loureiro Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v31i1.3668

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítico-Transformadora, Ideologia, Formação de Educadores.

Resumo

A crise socioambiental tem se intensificado. A EA Crítico-Transformadora emerge como um mecanismo de superação. Porém, uma EA Conservadora corrobora com a manutenção/reprodução desse padrão societário. A formação de educadores traz uma possibilidade concreta para constituir uma EA de tendência histórica. Objetivando refletir sobre essa formação, investigaram-se concepções de Meio Ambiente e EA e práticas educativas de um grupo de mestrandos em Educação. Aplicaram-se questionários no início do processo e realizaram-se entrevistas ao final. Partiu-se de estudo teórico do campo ambiental e das discussões sobre ideologia e consenso. Os educadores demonstraram, hegemonicamente, representações/práticas ideologizadas ao encontro das tendências natural e racional. A parcela que avançou para a tendência histórica compõe-se de mestrandos que, embora não tenham seus estudos focados na temática socioambiental, tem-nos no campo do materialismo histórico-dialético.

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Biografia do Autor

Jéssica Nascimento Rodrigues, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduada em Letras (UEMG), Especialista em Educação (UFLA), Mestre em Educação (UFRRJ) e Doutoranda em Educação (UFF)

Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Serviço Social, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/ UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social do EICOS/UFRJ. Líder do LIEAS/UFRJ – Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade. Pesquisador do CNPq.

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Publicado

2014-07-31

Como Citar

Rodrigues, J. N., & Loureiro, C. F. B. (2014). Ideologia e Consenso na Formação de Educadores: a Educação Ambiental em Foco<BR>Ideology and Consensus in the Formation of Educators: the Environmental Education in Focus. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 31(1), 308–323. https://doi.org/10.14295/remea.v31i1.3668

Edição

Seção

Artigos