AS REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE DE PROFESSORES E ALUNOS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO

Daniele Saheb, Araci Asinelli da Luz

Resumo


Pesquisar as representações que professores têm de meio ambiente e sua influência na construção das representações de crianças de classes de alfabetização, quando se utiliza a Pedagogia de Projetos em Educação Ambiental, constitui o foco deste artigo, que teve
sua origem no trabalho monográfico durante o curso de Especialização em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR no ano de 2004. Trata-se de um estudo de caso, com análise qualitativa a partir da observação direta e atividades teóricas e práticas junto a três crianças participantes de um projeto cujo tema se referia ao “lixo”, além da entrevista e análise dos planos didáticos de três professoras de classes de alfabetização. No campo teórico, o estudo sobre o processo históric o da Educação Ambiental, a compreensão sobre como se constroem as representações, a Teoria das Representações Sociais e a Pedagogia de Projetos, permitiu a base suficiente para a compreensão do tema desta pesquisa. A análise dos dados apontou que as representações de meio ambiente dos professores, influenciam na construção destas
representações junto às crianças e que a Pedagogia de Projetos pode contribuir, como encaminhamento metodológico, para que as crianças construam uma representação globalizante

Palavras-chave


Educação Ambiental; Representações; Meio Ambiente; Pedagogia de projetos; lixo.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v16i0.2817

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