BH Itinerante: reflexão sobre o processo de formação dos educadores para uma sensibilização ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.8930

Palavras-chave:

Desenvolvimento Local. Educação Ambiental. Formação de Agente Ambiental.

Resumo

Diante da complexidade da prática da Educação Ambiental e da diversidade de sujeitos, das mais diversas áreas do conhecimento, que atuam nesse campo, é preciso levantar alguns questionamentos sobre o papel desses educadores e quais são as possibilidades e colaborações que eles podem proporcionar para o desenvolvimento local dos territórios onde são desenvolvidas. Desta forma, o artigo busca analisar de que maneira as práticas ambientais propostas pelo Projeto Sala Verde estão sendo implementadas pelos sujeitos sociais envolvidos, no sentido de inserir novas maneiras de praticar a Educação Ambiental e colaborar para o processo potencializador do desenvolvimento local. Os resultados desta pesquisa mostram que as ações desses egressos ainda encontram diversos obstáculos em circunstância das oportunidades e do próprio cidadão.

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Biografia do Autor

Ari Silva Gobira, Brandt Meio Ambiente

Graduado em Ciências Biológicas, especialista em Gestão Ambiental de Resíduos Sólidos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas. Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, pelo Centro Universitário UNA. Possui capacitação de Consultoria Ambiental pela GS Educacional. Consultor Ambiental pela ABR Consultoria Ambiental, empresa que atua na área de prestação de serviços ambientais. Possui experiência profissional na área de educação ambiental, gestão de resíduos, coordenação de projetos ambientais e avaliação ambiental. Integrante do Grupo de Pesquisa: Trabalho-educação e desenvolvimento local, que tem como objetivo estimular, executar, sistematizar e socializar pesquisas sobre trabalho-educação e desenvolvimento local constituindo-se como ambiência propícia para a produção de conhecimento e a formação de novos pesquisadores. Integrante do quadro de Especialista, na área de Educação Ambiental, do Conselho regional de Biologia - 4ª Região.

Áurea Regina Guimarães Tomasi, Centro Universitário UNA

Graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - Universidade Federal de Minas Gerais (1979); pós graduação em Ciências Sociais Aplicadas à Educação _ Faculdade de Educação da UFMG (1982); mestrado em Ciências da Educação - Université René Descartes - ParisV Sorbonne (1994) e doutorado em Ciências da Educação - Université René Descartes Paris, V Sorbonne (2005). Foi coordenadora do Programa de Capacitação de Dirigentes - PROCAD, da Secretaria de Estado da Educação SEE/MG. Foi Tutora no Curso de Formação Superior de Professores- Veredas, pela Universidade do Estado de Minas Gerais- FAE/UEMG.Tem experiência na área de Metodologia Científica e Sociologia com ênfase em Educação. Atuou de 2001 até 2017 na docência, pesquisa e extensão no Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG . Atualmente é professora adjunta no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, do Centro Universitário Una. Tem atuado em ensino, pesquisa e extensão nessas instituições, principalmente nas seguintes sub áreas : organizações populares, escola, formação de professores, inovação social, práticas culturais de leitura e cinema..

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Publicado

2019-07-20

Como Citar

Gobira, A. S., & Guimarães Tomasi, Áurea R. (2019). BH Itinerante: reflexão sobre o processo de formação dos educadores para uma sensibilização ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(2), 83–104. https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.8930

Edição

Seção

Artigos