A educação ambiental na educação infantil: limites e possibilidades<br>La educación ambiental en la educación infantil: límites y posibilidades
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.5439Palavras-chave:
Educação Ambiental, Educação Infantil, Prática pedagógicaResumo
A temática da Educação Ambiental (EA) constitui o foco deste artigo, que resultou de um estudo de iniciação científica realizado na primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil (EI), durante os anos de 2011 a 2013. Trata-se de uma pesquisa com análise qualitativa realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil e em um Centro de Educação Infantil da rede particular, ambos em Curitiba, Paraná. Para tanto se utilizou de entrevistas, análise de documentos como a Proposta Pedagógica, observação direta e atividades teóricas e práticas junto às duas instituições. Em especial, pretendeu-se problematizar as características do pensamento e da ação dos docentes envolvidos com a prática pedagógica na Educação Infantil sobre a temática ambiental nas esferas pública e privada. Constatou-se que todos os docentes pesquisados concordam com a importância da inserção da EA na EI e alegam trabalhar com a EA em suas turmas. Entretanto as atividades observadas demonstraram ser desenvolvidas principalmente voltadas à reutilização de materiais recicláveis para a confecção de brinquedos, observação da natureza e horta. A análise das duas Propostas Pedagógicas mostrou que existe a orientação para o trabalho interdisciplinar com a EA na EI. No campo teórico, o estudo sobre o processo histórico da EA, a compreensão sobre a aprendizagem da criança e sobre o currículo da EI, permitiu a base suficiente para o aprofundamento e reflexão acerca do tema desta pesquisa.Downloads
Referências
BOFF, L. Sustentabilidade: o que é: o que não é. Petrópolis: Vozes, 2012.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares para a Educação Ambiental. Brasília: CNE/CP, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação e Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: CNE/CEB, 2009.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação e Conselho Pleno. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. CNE/CP, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação e Desporto Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. v.1, 2 e 3. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente, saúde/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: 1997.
CARVALHO, I. C. M. A invenção do sujeito ecológico: identidades e subjetividade na formação dos educadores ambientais. In: Sato, M. & Carvalho, I. C. M. (orgs) Educação Ambiental; pesquisa e desafios. Porto Alegre, Artmed, 2005.
__________________. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São
Paulo, Editora Cortez, 2004. (Coleção Docência em Formação) CURITIBA. Prefeitura Municipal. Projeto Político Pedagógico – Centro Municipal de Educação Infantil XXXX. Curitiba, 2004.
CURITIBA. Projeto Político Pedagógico – Centro de Educação Infantil XXXX. Curitiba, 2011.
CURITIBA. Prefeitura Municipal. Diretrizes Curriculares Municipais para Educação Infantil. Curitiba, 2012. Disponível em: http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/downloads/arquivos/4319/download4319.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2014.
GUARNIERI, M. R. (Org.). Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
OLIVEIRA, Z.M. O currículo na educação Infantil: o que propõe as novas Diretrizes Nacionais? Anais do I Seminário Nacional: O currículo em movimento – Perspectivas atuais. Belo Horizonte, 2010.
REIGOTA, M. Meio Ambiente e representação social. São Paulo: Brasiliense, 1995.
TIRIBA, L. Crianças da natureza: Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis, NIMA/PUC-Rio, 2010