A educação ambiental na educação infantil: limites e possibilidades
La educación ambiental en la educación infantil: límites y posibilidades

Daniele Saheb

Resumo


A temática da Educação Ambiental (EA) constitui o foco deste artigo, que resultou de um estudo de iniciação científica realizado na primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil (EI), durante os anos de 2011 a 2013. Trata-se de uma pesquisa com análise qualitativa realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil e em um Centro de Educação Infantil da rede particular, ambos em Curitiba, Paraná. Para tanto se utilizou de entrevistas, análise de documentos como a Proposta Pedagógica, observação direta e atividades teóricas e práticas junto às duas instituições. Em especial, pretendeu-se problematizar as características do pensamento e da ação dos docentes envolvidos com a prática pedagógica na Educação Infantil sobre a temática ambiental nas esferas pública e privada. Constatou-se que todos os docentes pesquisados concordam com a importância da inserção da EA na EI e alegam trabalhar com a EA em suas turmas. Entretanto as atividades observadas demonstraram ser desenvolvidas principalmente voltadas à reutilização de materiais recicláveis para a confecção de brinquedos, observação da natureza e horta. A análise das duas Propostas Pedagógicas mostrou que existe a orientação para o trabalho interdisciplinar com a EA na EI. No campo teórico, o estudo sobre o processo histórico da EA, a compreensão sobre a aprendizagem da criança e sobre o currículo da EI, permitiu a base suficiente para o aprofundamento e reflexão acerca do tema desta pesquisa.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Educação Infantil; Prática pedagógica

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.5439

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